Exposição ‘Percursos’ reúne 30 obras de diversas fases da carreira de Eliardo França

percursos eliardo frança

percursos eliardo frança
Cores e personagens brasileiros sempre foram foco do artista, que relembra trajetória em ‘Percursos’ (Foto: Divulgação)

Eliardo França começou a carreira como artista plástico há mais de 50 anos. Desde pequeno, prestava atenção nos desenhos que via e fazia as lições de casa caprichadas com as cores e traços que, mais tarde, marcariam sua trajetória. Todo esse tempo no mundo das artes fez com que ele tivesse a chance de experimentar e se arriscar em diferentes materiais, se voltando para as formas do corpo humano, assim como personagens brasileiros, cenários pacatos e animais do folclore. Seu trabalho rompeu as fronteiras e chegou em diversas partes do mundo, angariando prêmios e se aproximando de figuras importantes como Ziraldo. Ao lado da esposa e escritora Mary França, também foi um dos pioneiros da literatura infantil no país, o que o levou a publicar centenas de livros voltados para esse público. Este ano, ele irá apresentar a exposição “Percursos”, que traz 30 obras do artista representam as diferentes fases de sua carreira. A inauguração é nesta quinta-feira (13), às 19h, no Atelier Adriana Lopes (Rua Sampaio 36 – Granbery) e a visitação segue aberta até 15 de março.

A seleção do trabalho foi feita com a produção de Ione Ribeiro e curadoria de André Colombo. Como conta Eliardo, esse trabalho foi feito para destacar o que sentiam que era mais representativo de seu trabalho, e por isso inclui uma variedade de obras, algumas recentes e outras de mais de dez anos. Por isso, também é possível ver os diferentes momentos da pintura do artista, assim como o aspecto autoral que se manteve seja qual fosse o material utilizado. As obras selecionadas conseguiram mostrar, por exemplo, peças de acrílico em cartão, aquarela e até pinturas a óleo.

As cores utilizadas por Eliardo são um aspecto que sempre chama a atenção dos admiradores de seu trabalho. “As cores vibrantes me agradam muito. Em uma ocasião, fora do Brasil, um amigo me falou que a diferença entre mim e os artistas dinamarqueses é que eu tenho uma explosão de cores que eles não têm por lá.” Acostumado a fazer exposições no exterior e por várias cidades diferentes no país, ele entende que esse foi um aspecto que sempre quis valorizar, e que dava ainda mais significado à sua obra. “As cores estão ali para valorizar o nosso país, o nosso sol, as nossas paisagens e os nossos personagens”, diz

  • LEIA MAIS notícias sobre Cultura em JF
 ”
data-cycle-speed=”750″
>
percursos-eliardo-franca-2---divulgacao

percursos-eliardo-franca-3---divulgacao

<
>

Maturidade e caminhos

A organização da mostra destaca que esse é um momento especial para quem gosta da obra de Eliardo, já que pode ser avaliado, em retrospectiva, essa parte importante de sua produção artística. Muitas de suas obras estão esgotadas e, atualmente, aos 83 anos, ele parou de pintar e tem se dedicado exclusivamente à ilustração.

Vale lembrar que seu trabalho sempre se dividiu nessas duas áreas – dois elementos que, como é possível perceber, também se conectaram bastante em sua obra. O uso da aquarela na ilustração, por exemplo, é algo que fez com que Eliardo se destacasse nesse meio literário, já que é uma técnica difícil de ser bem utilizada. Ao mesmo tempo, ele a leva para a pintura, como em algumas das obras que serão expostas no espaço. Os interessados podem comparecer de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 18h, e sábado das 10h às 13h. “Receberei com muito prazer meus amigos, conhecidos e todas as pessoas que gostam de arte”, afirma o artista.

Próximos projetos

Eliardo continua fazendo novos planos para seus projetos. Depois da dolorosa perda de sua mulher e parceira, Mary França, em 2024, ele tem se dedicado a fazer um memorial para ela. Além disso, também está ilustrando um livro de seu conterrâneo, o artista plástico contemporâneo César Brandão, em homenagem a Alberto Santos Dumont.

O post Exposição ‘Percursos’ reúne 30 obras de diversas fases da carreira de Eliardo França apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.