Commodities alimentares têm queda global de preços em janeiro

commodities
Foto: Wenderson Araujo / Arquivo CNA

Os preços mundiais das commodities alimentares caíram em janeiro, com quedas mais fortes no açúcar e nos óleos vegetais, segundo informações da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) publicadas nesta sexta-feira (7). A média do Índice de Preços de Alimentos da FAO para o mês foi de 124,9 pontos.

Em dezembro de 2024, o índice havia registrado 127 pontos. Mesmo com uma queda mensal, o índice de janeiro apresentou uma alta de 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e caiu 22% em relação ao ponto máximo de março de 2022.

O preço do açúcar caiu 6,8% em relação a dezembro e 18,5% na comparação anual. A queda ocorreu em razão de expectativas de uma maior oferta global, com clima favorável no Brasil e na Índia.

Enquanto isso, o óleo vegetal teve uma queda de 5,6% em janeiro, com recuo dos preços mundiais dos óleos de palma e de colza e estabilidade nas cotações dos óleos de soja e de girassol. Mesmo com queda em janeiro, o índice apresentou uma alta de 24,9% na comparação anual.

BC: Índice de Commodities sobe 1,14% em janeiro

O Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) em reais aumentou 1,14% em janeiro, ante dezembro, como informou a instituição. A alta foi influenciada principalmente pelo índice de energia, com avanço de 3,33%. Enquanto isso, o índice agropecuário subiu 1,15%, e o de metais caiu 1,08% entre dezembro e janeiro.

O IC-Br registra a média mensal dos preços em reais de um grupo de commodities que são consideradas importantes para o comportamento da inflação no país. O peso do setor agropecuário no índice é de 67%, logo à frente dos setores de energia (17%) e de metais (16%).

Em dólares, o índice avançou 2,34% em janeiro. Na agropecuária, a alta foi de 2,36%, enquanto os metais tiveram aumento de 0,08% e a energia subiu 4,56%.

A alta acumulada em 12 meses do IC-Br é de 39,69%. Os preços reais das commodities agropecuárias avançaram 41,25%, os metais subiram 41,89% e a energia aumentou 28,65% no mesmo período.

O post Commodities alimentares têm queda global de preços em janeiro apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.