Produção industrial fecha 2024 com alta de 3,1%, diz IBGE

Industrial engineer programming machine at control panel. Cropped shot of woman in uniform working at plant. Manufacturing concept

A produção industrial brasileira registrou uma queda de 0,3% em dezembro, em comparação com novembro, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No acumulado de 2024, a produção industrial cresceu 3,1%, após uma leve alta de 0,1% em 2023.

Em dezembro, a redução na produção foi observada em três das quatro grandes categorias econômicas e em 15 dos 25 setores industriais analisados.

Entre os setores que mais contribuíram para a queda estavam máquinas e equipamentos (-3,0%), produtos de borracha e plástico (-2,5%) e metalurgia (-1,5%).

Nas grandes categorias, os bens de consumo semi e não duráveis apresentaram a maior queda (-1,8%), seguidos pelos bens de consumo duráveis (-1,6%) e bens de capital (-1,1%). Por outro lado, os bens intermediários tiveram uma leve alta de 0,6% no período.

Alta generalizada na produção industrial de 2024

A produção industrial brasileira teve um aumento de 3,1% em 2024, com resultados positivos em todas as grandes categorias econômicas.

Os bens de consumo duráveis lideraram o crescimento, com uma alta de 10,6%, seguidos pelos bens de capital (9,1%), bens intermediários (2,5%) e bens de consumo semi e não duráveis (2,4%).

Segundo o instituto, 20 dos 25 setores pesquisados apresentaram crescimento. Entre as principais contribuições para o desempenho positivo, destacaram-se os seguintes ramos: veículos automotores, reboques e carrocerias, com um aumento de 12,5%; equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que cresceram 14,7%; máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de 12,2%; produtos alimentícios, que registraram um aumento de 1,5%; e produtos químicos, que avançaram 3,3%.

O post Produção industrial fecha 2024 com alta de 3,1%, diz IBGE apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.