Testes rápidos de dengue serão entregues às cidades do Paraná

Testes rápidos de dengue serão entregues às cidades do Paraná

Repassados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Paraná, 359,9 mil testes rápidos de dengue serão entregues às cidades. A distribuição será pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

  • LEIA TAMBÉM: Universidade Aberta à Terceira Idade abre inscrições em Foz do Iguaçu

A partilha seguirá o número de notificações da doença em 2024. A remessa decorre de ação do MS para apoiar o diagnóstico e a identificação precoce dos casos.

Os testes rápidos ajudam a ampliar a assistência na rede de atenção à saúde, formada pelas unidades básicas e de urgência e emergência. A recomendação é para detecção de dengue NS1.

O teste deve ser aplicado até o quinto dia do início dos sintomas. É usada uma pequena amostra de sangue do paciente.

Dengue nas cidades

O material será distribuído entre as 22 regionais de saúde do estado e chega ao Paraná no momento de crescimento do número de casos de dengue.

“Vale ressaltar que os demais cuidados devem ser mantidos”, lembra o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “E principalmente manter nossas casas e quintais livres de possíveis criadouros”, enfatiza.

O teste rápido para dengue NS1 em cassete (sangue total/soro/plasma) é para detecção qualitativa de antígeno, explica a Sesa.

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos aos estados. É a primeira vez que a pasta adota essa ação, que ocorre junto com outras estratégias e com a vacina.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Testes rápidos de dengue serão entregues às cidades do Paraná apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.