O que fazer se unidades externas não aparecerem no app Arquivos [iPhone/iPad]

App Arquivos (Files) na tela do telefone, em cima de um Mac

A implementação da entrada USB-C em iPhones e iPads mais recentes marcou um importante passo da Apple na expansão das capacidades desses dispositivos.

Com essa porta, você pode conectar dispositivos de armazenamento externo, transferir arquivos com maior velocidade e aproveitar melhor os diversos tipos de adaptadores disponíveis.

No entanto, alguns usuários acabam enfrentando um desafio que, às vezes, pode ser estressante: quando a unidade externa não está aparecendo no seu dispositivo.

Porém, neste artigo ofereceremos algumas soluções para resolver esse problema, permitindo que você aproveite ao máximo esse suporte e libere espaço no seu iPhone ou iPad. Veja como fazer! 🙂

Primeiramente, é importante que você saiba onde localizar a unidade externa vinculada ao seu aparelho pelo app Arquivos (Files). Com o app aberto, toque na aba “Explorar” e em “Explorar” (no canto superior esquerdo) para vê-la na seção “Locais”.

Após averiguar e confirmar que a unidade externa não está sendo reconhecida pelo seu dispositivo, tente alguma das dicas abaixo!

Use o cabo fornecido pela fabricante

Use apenas o cabo USB-C fornecido com a unidade externa para garantir velocidades de transferência rápidas e robustas. Cabos de terceiros, em alguns casos, podem causar problemas de conexão.

Conecte a unidade diretamente

Conecte o SSD diretamente ao iPhone ou iPad, evitando adaptadores/hubs — alguns acessórios de baixa qualidade podem causar falhas.

Remova a capa

Capas grossas do iPhone e iPad podem impedir a conexão correta. Remova-a e tente novamente.

Verifique o espaço disponível

Se o SSD 1 ou o HDD 2 estiver cheio, apague arquivos desnecessários conectando-o a um Mac/PC e, em seguida, reconecte-o ao iPhone ou iPad.

Verifique se não há superaquecimento

Existe a possibilidade de o app Arquivos não estar encontrando sua unidade devido à temperatura — e isso pode ser no iPhone/iPad, no adaptador ou a na própria unidade. Com isso, desconecte-o, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Verifique se a unidade externa não está corrompida

Se a unidade externa não for reconhecida, conecte-a a um Mac/PC para verificar. Se ele não funcionar em nenhum dispositivo, é provável que ela esteja mesmo com problemas.

Se esse for o caso, faça o seguinte:

  1. Conecte a unidade externa a um Mac/PC.
  2. Se for um Mac, abra a ferramenta Utilitário de Disco (Disk Utility) e selecione o SSD/HDD na barra lateral.
  3. Clique em “Apagar” e siga as instruções na tela para concluir o processo.
  1. Após isso, ejete a unidade e tente conectá-la novamente em seu iPhone ou iPad.

Atualize o sistema operacional

Às vezes, um update pendente pode corrigir bugs pontuais no sistema. Por isso, verifique nas configurações do seu aparelho se ele está atualizado. Basta ir em Ajustes » Geral » Atualização de Software.

Mulher usando um iPhone na cozinha

Como atualizar o iOS e o iPadOS, sistemas operacionais de iPhones e iPads


Se essas dicas não ajudaram, o jeito é buscar a ajuda da Apple para que a situação seja avaliada. Isso pode ser feito pelo telefone 0800-761-0880, pelo site ou pelo app Suporte.

Também é possível marcar um horário em uma das duas Apple Stores localizadas no Brasil ou num Centro de Serviço Autorizado Apple.

via GuidingTech

Notas de rodapé

1    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.
2    Hard disk drive, ou disco rígido.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.