Polêmica! Comentários XENOFÓBICOS podem ameaçar campanha de Karla Sofía Gascón ao Oscar

Após causar polêmica ao citar a Fernanda Torres em uma entrevista recente, a atriz indicada ao Oscar Karla Sofía Gascón se envolveu em uma nova controvérsia.

Postagens antigas da artista no Twitter/X ressurgiram nas redes sociais e repercutiram negativamente entre os internautas.

Gascón foi criticada por suas falas islamofóbicas, declarações falsas sobre George Floyd e até mesmo críticas à premiação em que concorre como Melhor Atriz.

Menos de um mês após a trágica morte de Floyd, a atriz postou: “Deixe-me ver se entendi, um cara tenta passar uma nota falsa depois de consumir metanfetamina, um policial idiota chega e vai longe demais ao prendê-lo, transformando o cara em um herói mártir. Eu realmente acredito que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um viciado em drogas e um traficante.”

Alguns meses depois, ainda em 2020, a artista atacou a comunidade islâmica: “Desculpe, é só impressão minha ou há cada vez mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias abaixadas até os calcanhares. Talvez no ano que vem, em vez de inglês, tenhamos que ensinar árabe. […] Até que sejam proibidas religiões que vão contra os valores europeus e violam os direitos humanos, como o islamismo, sob a proteção da liberdade de culto, não acabaremos com parte do enorme problema que enfrentamos. A fé manipula aqueles que se apegam à fé.”

Vale lembrar que, recentemente, o diretor francês Jacques Audiard, que comandou ‘Emilia Pérez‘, também causou polêmica ao afirmar que “o espanhol é uma língua de países modestos, de países em desenvolvimento, dos pobres e migrantes”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CinePOP.com.br (@sitecinepop)

Mesmo em meio as polêmicas, ‘Emilia Pérez’ conquistou treze indicações ao Oscar, incluindo uma indicação de melhor atriz para a espanhola Karla Sofía Gascón.

Segundo a Variety, a estrela e à primeira atriz abertamente transgênero a ser indicada ao Oscar.

Este não é o primeiro aceno histórico de Gascón nesta temporada de premiações: ela se tornou a primeira mulher transgênero a ganhar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes, além de ser a primeira mulher trans indicada para atuação no Globo de Ouro.

Lembrando que o Oscar já premiou diversos atores cisgêneros por retratar personagens transgêneros em ocasiões anteriores, incluindo Jared Leto por ‘Clube de Compras Dallas’ e Hilary Swank por ‘Boys Don’t Cry’. Eddie Redmayne também ganhou uma indicação por ‘A Garota Dinamarquesa’.

Os vencedores serão revelados no dia 02 de março.

No Brasil, o filme será lançado nos cinemas pela Paris Filmes em 06 de fevereiro.

“Em Emília Perez, ambientado no México, acompanhamos a história de Rita (interpretada por Zoe Saldana), uma advogada excepcional cujo talento é subutilizado em uma firma de baixa qualidade. Em vez de buscar a justiça, a firma encobre crimes. Um dia, surge uma proposta irrecusável para Rita: ajudar Juan Del Monte, o temido chefe do cartel, a se aposentar de seu negócio e desaparecer para sempre”.

O filme é dirigido por Jacques Audiard, conhecido por ‘O Profeta’, com roteiro também de Jacques Audiard (‘Paris, 13º Distrito’).

The post Polêmica! Comentários XENOFÓBICOS podem ameaçar campanha de Karla Sofía Gascón ao Oscar first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.