Recorde! Canon desenvolve sensor Full-Frame 35 mm de 410 megapixels

Para os entusiastas de tecnologia, temos um recorde: Canon desenvolve sensor Full-Frame 35 mm de 410 megapixels! Trata-se de uma conquista impressionante, porque esse é o “maior número de pixels já alcançados” em um sensor com essas dimensões.

É válido ressaltar, porém, que a tecnologia não está planejada para equipar câmeras comerciais comuns. O segmento que essa inovação será destinada é totalmente diferente, mas não menos importante (longe disso, na realidade).

Dadas as conquistas em qualidade, a Canon espera usar os recursos em câmeras de vigilância, medicina e em outras indústrias que precisam investir pesado em equipamentos de ponta.

Com os já mencionados 410 Megapixels, o sensor Full-Frame de 35 mm da Canon pode alcançar resolução de 24K, cerca de 198 vezes superior às resoluções HD e até 12 vezes superior ao incrível 8K.

Uma das principais vantagens de obter uma resolução tão alta, com uma quantidade de pixels tão absurda para os padrões atuais, é que será possível recortar e dar zoom com perdas mínimas de detalhes em imagens.

Anteriormente, para conseguir usufruir das vantagens das resoluções altíssimas, seriam necessários sensores de formato médio; contudo, a Canon visa oferecer o melhor dos dois mundos: um produto que pode alcançar um nível de detalhe incrível, mas sem perder a compatibilidade com lentes já existentes, feitas para sensores Full-Frame.

Leia mais

  • Samsung trabalha em novos sensores para câmeras do iPhone e Galaxy
  • iOS 19 deve redefinir visual da câmera no iPhone
  • Insta360 X4 – A MELHOR câmera 360 graus

Como foi possível desenvolver o sensor Full-Frame 35 mm da Canon?

Para conseguir um resultado tão positivo, a companhia japonesa precisou fazer várias mudanças de design. O novo sensor de 35 mm conta com um padrão de circuito redesenhado, com “formação empilhada retroiluminada” na qual “os segmentos de pixel e de processamento de sinal estão intercalados”.

Tudo isso resulta em uma velocidade de leitura que atinge até 3,280 megapixels por segundo, com capacidade para capturas com o seu potencial máximo a 8 quadros por segundo (8 FPS).

O sensor também contará com uma versão monocromática cujo intuito será melhorar a experiência em ambientes com baixa iluminação.

Como já mencionado, não é esperado que, neste momento ou mesmo em um futuro próximo, todas essas melhorias cheguem em produtos destinados para o usuário médio.

Não é incomum que, inicialmente, avanços tecnológicos cheguem apenas para profissionais e para áreas que necessitam desses recursos para funções mais importantes, como para práticas médicas e vigilância.

De toda forma, com o avanço da miniaturização, eventualmente todas essas ferramentas poderão estar acessíveis em produtos comerciais convencionais.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Acredita que o recorde da Canon, ao desenvolver o sensor, é realmente impressionante? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da tecnologia!

Fonte: engadget

Conteúdo Relacionado
Nokia 360 Camera: 5G com gravação em 360º para vários usos, até em drone

Inovação

Nokia 360 Camera: 5G com gravação em 360º para vários usos, até em drone

Adicionar aos favoritos o Link permanente.