Eclipsa Audio chegará para Google Chrome e Android em 2025

O Google e Samsung anunciaram a chegada do Eclipsa Audio, um formato de áudio espacial gratuito e de código aberto, ao Google Chrome e ao Android. A Alliance for Open Media (AOM) desenvolveu o Eclipsa Audio para democratizar o acesso à criação e reprodução de áudio imersivo.

O Eclipsa Audio utiliza o Immersive Audio Model and Formats (IAMF). O padrão foi criado em parceria pelas empresas do AOM, como a própria Samsung e Google. Para facilitar a ampla adoção, o Google lançou o formato sob a licença royalty-free da AOM.

De acordo com a equipe Open Audio do Google, embora as tecnologias de áudio espacial existam há décadas, a criação era tradicionalmente dominada por profissionais do cinema e da música. Entretanto, a expectativa é que isso mude com a chegada do Eclipsa Audio.

Leia mais

  • Realme Buds Wireless 5 revelado com áudio espacial e bateria de 38 horas
  • OLED Z95B da Panasonic! TV com muito brilho, áudio otimizado e Fire TV integrado
  • Novas TVs Hisense no Brasil? Telas gigantes, IA, miniLED, áudio top e mais

Google e Samsung de olho na qualidade do Eclipsa Audio

Inicialmente, o Google lançará um plugin gratuito para a estação de trabalho de áudio digital AVID Pro Tools na primavera de 2025. Essa ferramenta facilitará a criação de arquivos no formato Eclipsa Audio.

Foto: Reprodução/9to5Google

Além disso, a empresa já disponibilizou um renderizador de código aberto para reprodução autônoma de áudio espacial. Dessa forma, usuários do navegador Chrome poderão testar arquivos Eclipsa Audio diretamente no aplicativo Binaural Web Demo Application.

Dessa forma, os criadores de conteúdo terão a oportunidade de adicionar trilhas no formato a vídeos enviados ao YouTube. Essa integração expande significativamente as possibilidades de produção audiovisual com áudio espacial, tornando a tecnologia mais acessível para o público.

Por outro lado, o suporte ao Eclipsa Audio também chegará ao Android em uma versão futura do Android Open Source Project (AOSP). Além disso, TVs Samsung de 2025, incluindo os modelos Crystal UHD e Neo QLED 8K, oferecerão compatibilidade inicial com o formato.

Com o objetivo de garantir a qualidade, Google e Samsung estão desenvolvendo um programa de certificação e licenciamento para TVs, soundbars e outros dispositivos. Assim, tanto fabricantes quanto consumidores terão mais segurança na adoção do formato.

Fonte: 5to9Google

Conteúdo Relacionado
Eclipsa Audio: linha 2025 de TVs da Samsung terá tecnologia rival do Dolby Atmos

Tridimensional

Eclipsa Audio: linha 2025 de TVs da Samsung terá tecnologia rival do Dolby Atmos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.