Carreta gigante que saiu de Foz do Iguaçu viajará por 20 dias

Carreta gigante passou por quatro avenidas de Foz do Iguaçu até chegar à BR-277.

Partiu de Foz do Iguaçu, na manhã deste sábado (18), a carreta gigante que levará, para Santa Catarina, um dos transformadores da usina de Itaipu.

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Com quase 40 metros de comprimento, o veículo precisou de uma logística especial para trafegar pelo perímetro urbano.

De acordo com Itaipu, equipamento levado pela carreta gigante pesa 122 toneladas.
De acordo com Itaipu, equipamento pesa 122 toneladas. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

O trajeto da carreta gigante, entre Itaipu e a BR-277, incluiu as avenidas Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek. Além disso, foi necessário passar pelas avenidas José Maria de Brito e Paraná para fazer a curva, em processo que levou a maior parte da manhã.

O destino final é a cidade catarinense de Blumenau, a mais de 800 quilômetros de distância. De acordo com Itaipu, a previsão de duração do deslocamento é de cerca de 20 dias, “a depender das condições do tempo e do tráfego nas rodovias”.

Avenida Tancredo Neves foi o ponto inicial de passagem da carreta gigante.
Avenida Tancredo Neves foi o ponto inicial de passagem da carreta gigante. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Um eixo com 124 pneus sustenta os 39 metros de comprimento da carreta gigante. Um segundo caminhão, engatado na parte traseira do veículo principal, serve como contrapeso e ajuda nas manobras.

No perímetro urbano de Foz do Iguaçu, a passagem teve o acompanhamento de equipes do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A PRF continuará a fazer o resguardo da carreta gigante pelos demais trechos de rodovias federais. Equipes das companhias de energia darão suporte a ações como a elevação ou retirada de fiações durante o caminho.

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Conforme Itaipu, o transformador tem 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e peso de 122 toneladas. Sua função é elevar tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu de 18 kV para 500 kV.

Manutenção corretiva

Em material enviado à imprensa, Itaipu informa que o envio da carreta gigante com o transformador para a fábrica em Santa Catarina ocorre “devido a uma anomalia identificada precocemente pelas equipes de manutenção”.

Passagem sob o viaduto da Avenida JK com a BR-277.
Passagem sob o viaduto da Avenida JK com a BR-277. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

“A execução do serviço na fábrica, fora da usina, deve-se ao fato de os procedimentos de desmontagem e montagem do transformador serem complexos e exigem uma grande estrutura e mão de obra especializada”, detalhou o superintendente-adjunto de Manutenção de Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro.

“Além disso, existem ensaios elétricos específicos que serão realizados no transformador, após a montagem, que não são exequíveis na usina”, complementou Mauro, mencionando que a expectativa de retorno da peça é para 2026, novamente com a carreta gigante.

Sem parada na produção

A usina de Itaipu tem 60 transformadores, três por turbina, ademais de seis equipamentos sobressalentes. O aparelho que está em deslocamento com a carreta gigante foi substituído por um dos transformadores de reserva.

Viagem da carreta gigante até Blumenau deverá levar cerca de 20 dias.
Viagem da carreta gigante até Blumenau deverá levar cerca de 20 dias. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Antes da peça em si, Itaipu encaminhou para a fábrica em Blumenau 32 mil litros de óleo, usados no equipamento, bem como dois outros veículos com peças acessórias (trocador de calor, buchas, bombas e válvulas, entre outras).

(Com informações de Itaipu Binacional)

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