Sandra Bullock, Meryl Streep, Julia Roberts e as estrelas em filmes que completam 10 anos e você nem sabia que existiam

Com o tempo passando cada vez mais rápido, uma frase que sempre ouvimos dos cinéfilos é: “não acredito que esse filme já tem 10 anos”. Sim, o tempo passa e a cada ano milhares de filmes são lançados pelo mundo. Assim, não é de se espantar que filmes que achamos terem sido lançados “ontem” já estejam completando uma década de estreia.

Essa matéria fala justamente disso, de filmes que estão completando 10 anos de sua estreia em 2025. Mas não apenas isso, esses são filmes estrelados por grandes musas de Hollywood, a maior indústria de cinema do mundo. E não para por aí. Pois esses são filmes lançados há 10 anos, estrelados por grandes lendas do cinema, mas que você sequer havia se dado conta que haviam estreado. É o famoso “eu não sabia que esse filme existia”. Não é surto coletivo, eles são reais. Confira abaixo.

Especialista em Crise

Quando um ator é indicado ou vence um Oscar, ele pega o gostinho pela coisa. Sandra Bullock, a rainha das comédias românticas, foi indicada ao Oscar apenas em 2010, e saiu logo de cara vitoriosa. Em 2014, ela repetiu o feito com uma nova indicação. Assim, todos esperavam que seu trabalho seguinte fosse caçar mais uma nomeação para a estrela. Essa podia ser a intenção, mas passou longe. No longa produzido por George Clooney, com direção de David Gordon Green, Bullock interpreta uma articuladora política, participando da campanha para reeleger um polêmico presidente na Bolívia. Você já tinha ouvido falar?

Ricki and the Flash: De Volta para Casa

Por falar em Oscar, há 10 anos, Meryl Streep estava numa fase em que não parava de ser indicada. Tudo que a atriz tocava virava ouro. E daí surgiu a brincadeira na época (que precedeu os memes) de que a atriz conseguia fazer de tudo e poderia ser até o Batman no cinema. Ela não foi o Batman, mas viveu uma roqueira de meia idade nesse ‘Ricki and the Flash’, que largou a família para perseguir fama e sucesso, mas depois de décadas finalmente volta para a casa. O interessante é que aqui, Streep vive a mãe de sua filha na vida real, Mamie Gummer. O filme foi escrito por Diablo Cody, vencedora do Oscar por ‘Juno’, e foi o último trabalho do saudoso diretor Jonathan Demme, de ‘O Silêncio dos Inocentes’ e ‘Filadélfia’.

Olhos da Justiça

Aqui temos não uma, mas duas grandes estrelas, dividindo as telas pela primeira vez. E o filme valeria só por isso, para ver as vencedoras do Oscar Julia Roberts e Nicole Kidman contracenarem pela primeira e única (até o momento) vez em suas carreiras. Mas o filme tem um sabor ainda mais especial, pois se trata do remake americano do querido argentino ‘O Segredo dos Seus Olhos’ (2009). E para a surpresa de todos, o filme é bom. Completando o elenco, Chiwetel Ejiofor, de ’12 Anos de Escravidão’. No filme, Ejiofor e Roberts são policiais e melhores amigos. O sujeito é apaixonado por uma juíza, papel de Kidman. Quando a filha de Roberts é assassinada, os três precisam unir forças para encontrar o culpado.

Os Últimos na Terra

Tivemos quatro estrelas veteranas de Hollywood na lista até o momento, com Sandra Bullock, Meryl Streep, Julia Roberts e Nicole Kidman. Agora, chega uma estrela mais recente, mas não menos potente. Aliás, podemos dizer que atualmente, a australiana Margot Robbie é a “dona” de Hollywood. Ainda mais depois do rolo compressor ‘Barbie’. Robbie também tem duas indicações ao Oscar, e temos certeza de que não irá demorar para ganhar a estatueta.

Sua estreia foi com os dois pés na porta em ‘O Lobo de Wall Street’ (2013). E um tempo depois surgiu como Arlequina em ‘Esquadrão Suicida’ (2016). Entre um e outro, ela apareceu em um filme pouco conhecido, porém, acima da média. Ainda subestimado por ser desconhecido, ‘Os Últimos da Terra’ mostra uma realidade pós-apocalíptica em que Robbie (morena pela primeira vez na carreira) precisa dividir a atenção entre dois homens no fim do mundo: Chris Pine e Chiwetel Ejiofor (olha ele aí outra vez).

Em Busca de Justiça

Existem filmes que parecem azarados ou que sofreram alguma mandinga. Filmes que parecem ter tanta dificuldade em sua produção que quase ficam sem ser lançados. Foi o caso com esse faroeste estrelado pela vencedora do Oscar Natalie Portman. Foi justamente o peso da estrela, que havia ganhado a estatueta de melhor atriz quatro anos antes, que fez a obra se desprender de todas as amarras e finalmente ser lançado.

O filme sobre uma mulher precisando pedir ajuda ao ex-amante quando seu marido se torna alvo de criminosos, passou por uma verdadeira epopeia desde 2012, o longa finalmente seria lançado três anos depois. Nesse processo, o filme perdeu nomes como Michael Fassbender, Bradley Cooper e Jude Law, todos escalados, deixaram a produção problemática, assim como a diretora Lynne Ramsay. O longa finalmente seria lançado com Gavin O’Connor na direção, e Ewan McGregor e Joel Edgerton dividindo as telas com Portman.

A Senhora da Van

Agora falaremos de uma saudosa e querida atriz veterana, que nos deixou há pouco tempo. A britânica Maggie Smith parecia ser imortal. Isso porque ela já era idosa há muito tempo. Bem, às vezes inclusive maquiada para parecer ainda mais idosa, como foi o caso com ‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’ (1991). Dez anos depois ela viveria uma de suas personagens mais famosas como a professora Minerva de Harry Potter. Ela repetiria o papel por toda a saga, ao longo de oito filmes, até 2011. Verdadeiramente lendária, Smith nos deixou em setembro do ano passado, aos 89 anos. Há 10 anos, aos 79 anos, ela estreou esse ‘A Senhora da Van’, baseado em uma história real sobre um homem inglês que conhece e faz amizade com uma idosa morando em uma van.

Um Mergulho no Passado

Aqui temos novamente não uma, mas duas estrelas famosas de Hollywood. Uma delas, amada pelos cinéfilos. A outra, digamos que nem tanto. A primeira é Tilda Swinton, que ganhou o coração dos brasileiros (e até mesmo um RG brazuca) por ter vibrado de felicidade com a vitória de nossa Fernandinha Torres no último Globo de Ouro. Torres concorria com Swinton. Numa entrevista de apenas alguns anos, Fernandinha revelou o sonho de conhecer a exótica atriz britânica. Swinton estrela ao lado de Dakota Johnson, que já foi chacota em filmes como a trilogia ‘Cinquenta Tons de Cinza’ e o recente ‘Madame Teia’. Mas a moça também tem filmes bons no currículo, como ‘A Filha Perdida’, ‘Cha Cha – O próximo passo’ e este aqui, que se trata do remake do franco-italiano ‘A Piscina’, de 1969. No comando, o diretor italiano do momento, Luca Guadagnino.

À Beira Mar

Outra que voltou aos holofotes com força total nessa temporada de premiações é a musa Angelina Jolie. A estrela tem sido indicada a vários prêmios do cinema por seu retrato como a cantora de ópera Maria Callas no filme homônimo, dirigido por Pablo Larraín. Voltando 10 anos no passado, Jolie entregava seu terceiro filme como diretora. Você sabia que a atriz também é cineasta? Visto hoje, ‘À Beira Mar’ soa muito como previsão do que aconteceria na vida real do então casal Brad Pitt e Angelina Jolie, que fora das telas passam por um divórcio para lá de conturbado. Dez anos antes, Jolie escreveu e dirigiu essa história sobre um casal em crise. Poucos viram.

Lugares Escuros

Uma musa de Hollywood que está sumida atualmente é a vencedora do Oscar Charlize Theron. A loira sul africana não protagoniza um filme há cinco anos, desde a produção exclusiva da Netflix, ‘The Old Guard’. Antes disso, estrelou, produziu e foi indicada ao Oscar pelo filme denúncia sobre abuso sexual no trabalho, ‘O Escândalo’, seu último grande filme. Desde então foram apenas participações pequenas em blockbusters e séries de sucesso.

Voltando dez anos no passado, Theron explodia, sendo catapultada ao ponto mais alto de Hollywood novamente, com o sucesso ‘Mad Max: Estrada da Fúria’, no qual viveu uma das personagens mais marcantes de sua carreira, Furiosa. Mas Theron também estrelou outro longa. Um menos conhecido. Da mesma autora de ‘Garota Exemplar’, Theron interpretou uma mulher marcada por um trauma no suspense ‘Lugares Escuros’. O filme, no entanto, não teve nem de perto a mesma relevância que o anterior.

Renascida do Inferno

Por falar em atrizes famosas de Hollywood que se aventuram atrás das câmeras como diretoras, aqui temos mais um caso, o de Olivia Wilde. Como atriz, Wilde nunca chamou muito a atenção. Porém, logo em seu primeiro trabalho como diretora, os críticos viram potencial em uma nova voz original. Wilde entregou ‘Fora de Série’ (2019), sobre duas melhores amigas bem diferentes no colegial, e chamou atenção com um filme elogiado, mas que muitos podem ter deixado escapar. Foi o que bastou para a nova diretora se tornar queridinha e começar negociações para filmes maiores.

Um deles seria uma produção de heróis do universo do ‘Homem-Aranha’ centrada em uma personagem feminina. E bem, como sabemos, ele ainda não saiu do papel. E por que não? Por causa do escândalo nos bastidores de seu segundo longa, o ambicioso ‘Não se Preocupe, Querida’ (2022). Wilde talvez tenha se desviado de uma bomba. Mas voltando 10 anos no passado, ela era a protagonista deste terror, sobre cientistas descobrindo uma forma de trazer os mortos de volta à vida. O problema? Eles não voltam “puros”.

The post Sandra Bullock, Meryl Streep, Julia Roberts e as estrelas em filmes que completam 10 anos e você nem sabia que existiam first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.