FIDCs batem Ibovespa e renda fixa nos últimos 12 meses

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, ou FIDCs, somam rentabilidade superior ao Ibovespa e à renda fixa em uma janela de 12 meses, segundo dados de um levantamento da gestora Multiplike.

+Bitcoin lidera ranking de melhores investimentos de 2024; ações ficam na lanterna

O Índice Multiplike de Rentabilidade dos FIDCs (IMRF) – que analisa cotas Sênior dos 16 maiores fundos da categoria fomento mercantil – mostra uma valorização de 14,2% no período.

Na mesma janela, a rentabilidade de outras classes de ativo foram:

  • CDI: 10,8%
  • Ibovespa: -1,3%
  • IFIX: -1,2%

O CEO da Multiplike, Volnei Eyng, comenta que o número ‘surpreende’.

“Em diversos meses os FIDCs foram os melhores investimentos do país nos últimos anos, entretanto, não existia um índice oficial que mostrasse isso de forma clara”, explica.

“A inadimplência neste último mês de novembro apresentou um percentual de 10,38% de vencidos da carteira total dos FIDCs. Mesmo com este dado, a rentabilidade para o investidor não foi prejudicada. Esse mercado se multiplicará por algumas vezes nos próximos 5 anos, assim como aconteceu com os fundos imobiliários e, quem estiver bem posicionado, tanto na entrega de resultados consistentes, como na comunicação, surfar essa onda”, completa.

Peterson Rizzo, especialista em investimentos da gestora, aponta que vários fatores contribuem para mitigar o risco de inadimplência dessa classe de fundos.

“É crucial entender esses fatores que ajudam a reduzir o risco e proporcionam maior confiança para o investidor. Um dos principais mecanismos é a estrutura de subordinação dos FIDCs. Nesta estrutura, temos a cota júnior, que geralmente pertence aos controladores, e a cota subordinada mezanino. Juntas, essas cotas fornecem uma camada adicional de proteção ao cotista sênior, absorvendo primeiramente as perdas, se houver”.

Os fundos 16 analisados, que entram para o índice conforme a metodologia, somam patrimônio na casa dos R$ 15 bilhões – o que equivale a aproximadamente 32% de todo o mercado.

A gestora que elabora o índice ainda esclarece que existe um delay entre os dados, dado que é preciso aguardar os dados dos FIDCs serem enviados para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e posteriormente fazer a compilação.

O post FIDCs batem Ibovespa e renda fixa nos últimos 12 meses apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.