Facebook encerra checagem de fatos e adota ‘notas de comunidade’ como no X

A Meta, empresa proprietária do Facebook e Instagram, anunciou uma mudança significativa em sua política de checagem de fatos, encerrando as parcerias com verificadores externos e adotando um sistema de “notas de comunidade” similar ao utilizado pela rede social X.

O anúncio foi feito pelo CEO Mark Zuckerberg, que criticou duramente o atual sistema de verificação, alegando que os verificadores “têm sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram“.

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NOVO MODELO DE MODERAÇÃO DE CHECAGEM DE FATOS

A decisão marca uma importante mudança na forma como a empresa lida com a desinformação. No novo modelo, os próprios usuários poderão adicionar correções às publicações consideradas de “menor gravidade”, seguindo uma abordagem semelhante à já implementada pelo X.

Reprodução/X

A empresa também anunciou que focará seus esforços em filtros para combater violações legais e casos considerados de alta gravidade. Para situações menos sérias, as plataformas dependerão principalmente das denúncias dos usuários.

Como parte das mudanças, a equipe de confiança, segurança e moderação de conteúdo será transferida da Califórnia para o Texas, onde será centralizada a revisão dos conteúdos postados nos Estados Unidos.

IMPACTO NO MERCADO

A nova política pegou de surpresa alguns parceiros de verificação. Jesse Stiller, editor-chefe da Check Your Fact, declarou à Reuters: “Não sabíamos que essa mudança estava acontecendo e isso é um choque para nós“.

Joel Kaplan, vice-presidente de assuntos globais da Meta, confirmou as alterações em comunicado oficial: “Permitiremos que as pessoas se expressem mais, eliminando restrições sobre alguns assuntos que são parte de discussões na sociedade“.

RETORNO DO CONTEÚDO POLÍTICO

Zuckerberg também anunciou que as plataformas voltarão a recomendar mais conteúdo político, revertendo uma política anterior que havia reduzido a exposição desse tipo de material. “Parece que estamos em uma nova era agora, e estamos recebendo feedback de que as pessoas querem ver esse conteúdo novamente“, afirmou.

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