Turismo religioso planeja ações para seguir crescendo no estado

Turismo religioso planeja ações para seguir crescendo

O segmento de turismo religioso comemora bons resultados obtidos no ano passado e já planeja ações para continuar crescendo em 2025. Em abril, o 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso será realizado em Foz do Iguaçu, na fronteira, como uma das ações do calendário.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

  • LEIA TAMBÉM: Marco das Três Fronteiras é o 1.º atrativo de Foz a retomar visitação pré-pandemia

As iniciativas são conduzidas em âmbito estadual pela Secretaria de Turismo (Setu-PR) e pelo Comitê de Turismo Religioso do Paraná. Esse colegiado surgiu de um grupo de trabalho que evoluiu para a condição de comitê.

Para este ano, o trabalho visa a fomentar a integração entre os setores, incentivando o empreendedorismo dentro do segmento. Está previsto um amplo mapeamento para identificar os potenciais turísticos estaduais, além de metas de qualificação integrada de profissionais.

Evento em Foz do Iguaçu

O 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso é um evento consolidado, reunindo líderes religiosos, empresários e profissionais. O objetivo é abrigar todas as matrizes religiosas, celebrando a harmonia, o respeito e a convivência democrática.

Foz do Iguaçu, sede do evento, conta com atrativos ligados à fé cristã. Entre os espaços considerados sagrados, estão o templo budista, terreiros e tendas de umbanda e candomblé, além de uma vasta comunidade islâmica com mesquita.

Além disso, o Comitê tem como foco para 2025:

  • fortalecer a identidade regional por meio do turismo;
  • ampliar a divulgação de atividades e roteiros ligados ao turismo religioso paranaense;
  • desenvolver novos planejamentos estratégicos voltados ao setor;
  • trabalhar na composição e articulação de novas legislações para a área.

“Iniciamos o ano já com uma reunião para discutir qual será nossa atuação primária e entendemos que a divulgação é importante, mas a integração dos cultos com o setor é ainda mais necessária”, afirma o coordenador do Comitê, Eliseu Rocha. Isso inclui expor o turismo aos líderes e comunidades religiosas.

Turismo religioso

Em 2024, foram promovidos fóruns, simpósios, cursos de capacitação e promoção de rotas que movimentaram o turismo religioso no Paraná. Neste ano, a expectativa é ampliar as ações e divulgar os potenciais ligados à fé em todo o estado.

“Agora, com o Comitê, podemos identificar e entender melhor as demandas desse recorte tão importante para o setor estadual”, avalia o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes. “Com foco no que temos de melhor e no que ainda precisa ser aprimorado”, conclui.

Composição

O Comitê de Turismo Religioso do Paraná é formado por 21 instituições, além de estar vinculado a quatro rotas religiosas: a Rota do Rosário (no Norte Pioneiro e Campos Gerais), os Caminhos de Salette (Oeste), o Caminho Santiago de Dois Vizinhos (Sudoeste) e o Caminho das 7 Capelas (Oeste).

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Turismo religioso planeja ações para seguir crescendo no estado apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.