Snapdragon 8 Elite Gen 2 será produzido pela TSMC

A Qualcomm parece ter escolhido a TSMC para fabricar com exclusividade o processador Snapdragon 8 Elite Gen 2, que a empresa lançará no início de 2025. A decisão aconteceu porque a Samsung enfrenta dificuldades para fabricar chips no processo de 3nm, uma tecnologia usada para criar componentes menores e mais potentes.

Porém, é importante destacar que rumores antigos apontavam que a Qualcomm queria usar tanto a TSMC quanto a Samsung como fornecedoras. Etretanto, problemas da companhia da Coreia do Sul em fabricar esses chips com qualidade deixaram poucas opções.

Fabrica TSMC
Divulgação TSMC

Dessa forma, a TSMC utilizará o processo avançado de 3nm, conhecido como N3P, para produzir o Snapdragon 8 Elite Gen 2. Além disso, a fabricante ainda prometeu melhorar o desempenho em relação a versões anteriores.

Leia mais

  • Galaxy S25 Slim pode ter Snapdragon 8 Elite e câmera de 200 MP
  • Celular Honor GT é lançado com Snapdragon 8 Gen 3 e carregador de 100W
  • Celular Honor 300 Ultra é anunciado com Snapdragon 8 Gen 3

Samsung teve dificuldades de produção do Snapdragon não sofridas pela TSMC

Além disso, a Samsung também tentou garantir a produção do Snapdragon 8s Elite, uma versão menos potente do Snapdragon 8 Elite Gen 2. Entretanto, não conseguiu convencer a Qualcomm. Relatórios mostram que a divisão de semicondutores da Samsung ainda enfrenta dificuldades para atender às exigências de grandes empresas.

Por outro lado, a TSMC alcançou um rendimento de 60% em testes com sua tecnologia de 2nm. Consequentemente, esse resultado reforçou a confiança da Qualcomm na fabricante taiwanesa, consolidando-a como a escolha principal para chips de alta performance.

Qualcomm Snapdragon ARM
Divulgação/Qualcomm

O Snapdragon 8 Elite Gen 2 oferecerá suporte à extensão ARM SME (Scalable Matrix Extension), que pode aumentar o desempenho em até 20%. Apesar dessas melhorias, especialistas apontam que os custos de fabricação podem subir, o que pode impactar os preços de smartphones no futuro.

Enquanto isso, a MediaTek tenta competir oferecendo preços mais baixos para seu próprio processador, o Dimensity 9500, que também usará a tecnologia SME. Mesmo assim, a Qualcomm confia na TSMC para se manter à frente de concorrentes como a Apple.

Fonte: WCCF Tech

Conteúdo Relacionado
Realme GT 7 Pro é o primeiro celular com Snapdragon 8 Elite anunciado no Brasil

detalhes!

Realme GT 7 Pro é o primeiro celular com Snapdragon 8 Elite anunciado no Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.