Apple escolhe Google e deixa NVIDIA de lado em nova infraestrutura de IA

Em um movimento surpreendente, a Apple revelou que está utilizando chips projetados pelo Google, conhecidos como Tensor Processing Units (TPUs), para construir sua nova infraestrutura de inteligência artificial (IA).

A decisão marca um afastamento da NVIDIA, líder do setor de processadores de IA, e sinaliza uma crescente colaboração entre a Apple e o Google no campo da IA.

A revelação veio a público através de um artigo de pesquisa publicado pela Apple nesta segunda-feira (29). O documento detalha a infraestrutura de hardware e software que alimentará as próximas ferramentas e recursos de IA da empresa, e a ausência de qualquer menção ao hardware da Nvidia chamou a atenção da comunidade tecnológica.

Conteúdo Relacionado
Apple Intelligence: como testar a IA da Apple agora mesmo

público limitado

Apple Intelligence: como testar a IA da Apple agora mesmo

Apple escolhe Google ao invés da NVIDIA

A Apple não confirmou explicitamente que não utiliza chips da NVIDIA, mas a descrição detalhada de sua infraestrutura de IA, que inclui o uso de 2.048 chips TPUv5p para modelos de IA em dispositivos como iPhones e 8.192 processadores TPUv4 para modelos de IA de servidor, sugere uma forte dependência da tecnologia do Google.

  • Apple Intelligence não estará disponível no lançamento do iPhone 16
  • Apple TV+ tem menos audiência mensal que a Netflix em um dia
  • iPhone 18 Pro terá até 2 TB de armazenamento interno

A escolha da Apple pelos TPUs do Google é notável, considerando que a Nvidia domina o mercado de processadores de IA com suas unidades de processamento gráfico (GPUs). No entanto, a gigante da tecnologia parece estar apostando na escalabilidade e eficiência dos TPUs, que são projetados especificamente para tarefas de aprendizado de máquina.

A colaboração entre a Apple e o Google se estende além do uso de hardware. A Apple está utilizando a plataforma de nuvem do Google para desenvolver software e acessar os TPUs, o que indica uma parceria estratégica entre as duas empresas.

Nesta semana, partes do Apple Intelligence, construídas com essa infraestrutura, serão disponibilizadas para os usuários beta, marcando o início de uma nova era de funcionalidades de IA nos dispositivos da Apple.

Conteúdo Relacionado
UNBOXING RAZR 50 ULTRA: O que mudou no celular dobrável da Motorola?

Muitas melhorias

UNBOXING RAZR 50 ULTRA: O que mudou no celular dobrável da Motorola?

Fonte: Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.