Fed sinaliza abordagem mais ‘gradual’ para cortar juros

Foto: EUA/Freepik

As autoridades do Fed (Federal Reserve) parecem estar divididas em sua reunião no início deste mês sobre o ritmo adequado para a redução das taxas de juros. Muitas delas destacaram que a incerteza sobre o chamado nível neutro das taxas de juros apoia uma abordagem mais gradual na diminuição dos juros nos EUA, segundo a ata do Fomc divulgada nesta terça-feira (26).

Os membros do Fed concordaram que este é o momento de evitar orientações muito concretas sobre como a política monetária dos EUA provavelmente evoluirá nas próximas semanas.

“Os participantes observaram que as decisões de política monetária não estão em um curso predefinido e estão condicionadas à evolução da economia e às implicações para as perspectivas econômicas… Eles enfatizaram que seria importante que o Comitê (Federal de Mercado Aberto) deixasse isso claro ao ajustar sua postura de política monetária”, destacou a ata da reunião ocorrida em 6 e 7 de novembro, divulgada nesta tarde.

Os membros do Fed apontaram as dificuldades de conduzir a política monetária neste momento. “Muitos” enfatizaram que a volatilidade dos dados econômicos recentes torna crucial tentar identificar as tendências subjacentes. Outros destacaram que a incerteza sobre a taxa neutra de juros dificulta determinar o quanto os custos de empréstimos atuais estão efetivamente restringindo a atividade econômica, segundo apontou o InfoMoney.

Fed: corte de juros em dezembro não é decisão tomada, diz dirigente

Susan Collins, a presidente do Fed (Federal Reserve) de Boston, disse que o banco central pode eventualmente precisar diminuir o ritmo no corte da taxa de juros. Na visão dela, é muito cedo para dizer se isso deve acontecer na reunião que ocorrerá em dezembro deste ano.

Outro corte de taxa em dezembro está “certamente em discussão, mas não é uma decisão tomada”, disse Collins, em uma entrevista na quinta-feira (14). 

“Há mais dados que veremos entre agora e dezembro, e teremos que continuar a pesar o que faz sentido”, prosseguiu a dirigente do Fed, segundo o “Valor”.

A próxima reunião do Fed será nos dias 17 e 18 de dezembro. Os números da inflação e mercado de trabalho dos EUA serão analisados pelos membros do Fomc (Comitê de Mercado Aberto do Fed). 

O post Fed sinaliza abordagem mais ‘gradual’ para cortar juros apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.