Tamagotchi com IA? Friend é um novo vestível que lhe promete companhia

Friend

Gadgets vestíveis alimentados por inteligência artificial, como o rabbit R1 e o Humane Ai Pin, tentaram capitalizar a popularidade da tecnologia e não decolaram como esperado — mas isso não está impedindo que novas apostas sejam feitas nessa seara.

Nesta semana, por exemplo, o fundador da Friend, Avi Schiffmann, anunciou um novo dispositivo de IA que leva o nome da empresa — o qual sugere que o dispositivo é projetado para lhe oferecer companhia.

Na prática, o Friend é um colar com IA que serve como um companheiro pessoal e, em um vídeo de apresentação (que poderia ser muito bem o início de um episódio de “Black Mirror”), ele é mostrado fornecendo suporte, incentivo e companhia aos usuários.

O componente de hardware do Friend se conecta ao iPhone via Bluetooth, ouvindo continuamente todas as interações ao redor do usuário. Ele também possui um botão que possibilita a comunicação direta com o dispositivo, cujas respostas são enviadas ao ‌iPhone‌ por notificações. O gadget também pode enviar mensagens sem um comando de conversação, respondendo ao que a pessoa está fazendo.

Schiffmann disse ao TechCrunch que ter um dispositivo em volta do pescoço torna mais fácil a comunicação em relação ao uso de aplicativos.

Eu realmente veria o produto como um brinquedo emocional. Acho que o único caso de uso bem-sucedido de grandes modelos de linguagem se dá com pessoas falando sobre seu dia e seus sentimentos e, com um hardware físico, acredito que seja estabelecida uma conexão emocional melhor.

A empresa já começou a aceitar encomendas da versão básica do dispositivo, que custa US$100 e deverá estar disponível em janeiro de 2025.

E aí, o que acharam dessa aposta? 🤔

Adicionar aos favoritos o Link permanente.