Cooperativismo é um bom negócio

Existe um jeito de fazer negócio onde todos saem ganhando? A campanha do movimento SomosCoop, lançada neste ano, mostra que a resposta para essa pergunta está no cooperativismo. Unidas sob o tema da campanha, “O Cooperativismo é um bom negócio”, cooperativas de todo o Brasil estão engajadas em apresentar as vantagens de um modelo de negócio que proporciona inúmeros benefícios para toda a sociedade.

Somente no estado de São Paulo são mais de mil cooperativas, que agregam mais de 3,5 milhões de cooperados. Trata-se de um movimento construído a partir de princípios e valores que priorizam o coletivo, um modelo democrático, onde cada membro tem direito a um voto nas principais decisões. Um sistema que distribui renda de uma maneira mais justa e, consequentemente, proporciona desenvolvimento econômico com avanços sociais nas regiões onde está instalado.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Edivaldo Del Grande, ressalta que o cooperativismo exerce papel fundamental para a inclusão e transformação social. “Onde há cooperativas, há desenvolvimento social. Uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto já comprovou que onde tem cooperativas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é superior aos demais municípios. Isso porque os recursos econômicos circulam na própria região, aquecendo a economia local, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida na comunidade”.

Dividido em sete ramos (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços), o cooperativismo tem um amplo leque de atuação, oferecendo soluções e gerando impactos positivos em diferentes setores da economia e na vida dos brasileiros.

O cooperativismo mostra-se não apenas como uma opção atraente para empreender e prosperar, mas também como uma ferramenta capaz de transformar realidades individuais e coletivas, comprovando ser um excelente negócio para todos.

“O cooperativismo ajuda quem é cooperado e é amigo de quem também não é. Isso está no sétimo princípio do cooperativismo: ‘Interesse pela comunidade’. É isso que a campanha do SomosCoop mostra. Defendemos um modelo de negócio que se mostra muito mais vantajoso para toda a sociedade e tem um papel cada vez mais relevante para o Brasil”, salienta Del Grande.

Você também pode saber mais sobre cooperativismo acompanhando o podcast PodMais no canal do YouTube da IstoÉ, com a apresentadora Mara Ferraz. Nele, você confere o Minuto do Cooperativismo, que apresenta mais detalhes e curiosidades sobre a atuação de cada um dos ramos cooperativistas e os diferenciais deste modelo de negócio. Para saber mais, acesse somos.coop.br ou sistemaocesp.coop.br

O post Cooperativismo é um bom negócio apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.