EUA sugerem que Google venda Chrome para por fim a monopólio

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) vai solicitar que o Google seja forçado a vender o browser de internet Chrome. O objetivo da ação é impedir o monopólio da Big Tech no segmento de buscas na internet.

Durante o mês de agosto de 2024, um juiz decretou que o Google mantém monopólio com o Chrome. Na ocasião, o juiz Amith Mehta entendeu como a companhia comanda ilegalmente os “serviços de busca em geral”. Agora, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos busca forçar a plataforma a vender o seu buscador.

Imagem banco de dados, Google
Imagem: Unsplash

Em sua defesa, a vice-presidente de Assuntos Regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, afirma que o Departamento de Justiça vai prejudicar os consumidores com sua “agenda radical que vai bem além dos problemas legais“.

Google controla as pessoas com o Chrome

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma que o Google Chrome controla a forma como as pessoas buscam informações na internet. Além disso, eles também destacam como a plataforma decide quais anúncios o usuário vai visualizar na plataforma.

Por enquanto, não há como saber quais serão as repercussões da eleição de Donald Trump no caso. O combate aos monopólios de Big Techs foi algo muito forte na administração Biden, mas o atual presidente americano pode jogar um balde de água fria no processo.

Imagem banco de dados, Google
Imagem: Unsplash
  • Google testa app do Gemini em versão para iPhone e iPad
  • Streaming Max é eleito melhor app do ano no Brasil pelo Google
  • Google vaza acidentalmente detalhes do Jarvis AI

O próprio presidente Donald Trump questionou se é uma boa ideia forçar o Google a vender o Chrome. Por isso, existe uma grande expectativa de vermos o presidente ficando ao lado da Big Tech. O Departamento de Justiça dos EUA ainda terá uma longa batalha judicial pela frente, se quiser combater o monopólio da Big Tech.

Ao longo dos próximos meses, o Google vai apelar da decisão do juiz Amit Mehta. A conclusão do processo ainda deve demorar alguns meses e a decisão final está prevista para acontecer somente em meados de agosto de 2025.

Conteúdo Relacionado
Bluesky padrão / bluesky IA

No conflito!

Bluesky promete não treinar IA com posts dos usuários

Fonte: Bloomberg, Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.