iPhones agora reiniciam-se sozinhos após apenas 3 dias de inatividade

iPhone reiniciando em cima de um Mac

A Apple implementou no iOS 18 uma novidade de segurança sem muito alarde, na qual iPhone reiniciam automaticamente se estiverem bloqueados e inativos por um determinado período. Chamado de “reinicialização por inatividade”, o recurso aumenta a proteção dos dados do aparelho.

Quando o telefone está bloqueado por mais de três dias, o sistema faz uma reinicialização para garantir que tudo volte ao estado mais seguro possível, bloqueando as chaves de criptografia dentro do Secure Enclave do aparelho.

Embora houvesse uma certa suspeita da existência desse recurso, a função ainda não apareceu nas documentações oficiais de segurança da Maçã — que foram atualizadas pela última vez em maio passado (ou seja, antes da liberação do iOS 18).

O funcionamento do recurso foi confirmado pela pesquisadora Jiska Classen, do Instituto Hasso Plattner. Classen até publicou um vídeo mostrando que, depois de 72 horas inativo, o iPhone reinicia sozinho, sem dar nenhuma opção de aviso ou interrupção.

Veja a nova reinicialização por inatividade do iOS em ação!
O iOS 18 traz medidas aprimoradas contra roubo. Após três dias sem desbloqueio, o iPhone será reiniciado, impedindo que ladrões acessem seus dados. (1/4)

Para quem trabalha com investigação forense, essa novidade cria uma camada extra de desafio. Como o dispositivo reinicia automaticamente para um estado mais seguro, extrair dados de um iPhone bloqueado fica, de fato, mais complicado.

Dessa forma, os peritos forenses agora precisam agir rápido para extrair uma imagem do aparelho, especialmente se o código de desbloqueio estiver disponível, para garantir acesso a dados que poderiam sumir após a reinicialização.

Posts relacionados

  • O que é e como ativar a Proteção de Dispositivo Roubado no iPhone
  • iOS 18 inibirá desmonte de iPhones roubados com bloqueio de peças
  • Vídeo: protegendo/escondendo apps e o app Senhas do iOS 18!

Esse “temporizador” de reinicialização faz uma diferença grande para as investigações, principalmente em relação aos chamados dispositivos “quentes” — iPhones no estado AFU 1, no qual alguns dados ficam menos protegidos e são acessíveis com ferramentas forenses.

Com a reinicialização por inatividade, o aparelho volta para um estado “frio”, similar ao de BFU 2, em que tudo está completamente criptografado e o acesso fica muito mais complicado sem o código.

A Magnet Forensics, empresa especializada em análise digital, confirmou que o recurso ativa a reinicialização após 72 horas. Originalmente, no iOS 18, o tempo era de sete dias, mas foi reduzido para três com a atualização do iOS 18.1.

via TechCrunch

Notas de rodapé

1    After first unlock, ou após primeiro desbloqueio.
2    Before first unlock, ou antes do primeiro desbloqueio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.