Haddad põe em dúvida anúncio de pacote fiscal nesta semana

Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad / Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quarta-feira (13) que não sabe se há tempo hábil para o governo anunciar nesta semana as medidas para controle de gastos públicos, ressaltando que a apresentação será realizada quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizar.

Em entrevista coletiva, Haddad declarou que o impacto fiscal do pacote será expressivo e que a ideia é fazer com que as rubricas do Orçamento se enquadrem na regra de crescimento de despesa do arcabouço fiscal.

“Mais do que o número, que é expressivo, mais do que o número, que na opinião da Fazenda reforça o nosso compromisso de manter as regras fiscais estabelecidas desde o ano passado, mais do que isso é o conceito que nós utilizamos para fazer prevalecer essa ideia de que as rubricas devem todas elas, na medida do possível, ir sendo incorporadas a essa visão geral do arcabouço para que ele seja sustentável no tempo”, disse ele, de acordo com o “InfoMoney”.

Aprovado em 2023, o arcabouço fiscal permite que os gastos primários do governo federal cresçam no máximo 2,5% acima da inflação por ano, respeitando um ritmo de até 70% das receitas.

Haddad diz que haverá corte de gastos em mais um ministério

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a inclusão de mais um ministério nas medidas de corte de gastos do governo. Haddad, no entanto, não especificou qual pasta será afetada pela nova diretriz.

“As reuniões com os ministros do Trabalho, Previdência, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação já foram concluídas. Agora, o presidente pediu para incluir mais um ministério nesse esforço, uma negociação que deve ser concluída até quarta-feira”, declarou Haddad, segundo “O Globo”.

Apesar de não revelar detalhes, o ministro indicou que o processo já está avançado e que a inclusão do novo ministério pode ser finalizada em breve, caso haja “boa vontade” por parte dos envolvidos.

O post Haddad põe em dúvida anúncio de pacote fiscal nesta semana apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.