Implante cerebral permite controlar o Apple Vision Pro com a… mente!

Homem com paralisia usando Vision Pro graças a implante cerebral

A startup de neurotecnologia Synchron anunciou hoje que um homem de 64 anos nos Estados Unidos tornou-se o primeiro a controlar o Apple Vision Pro com a mente! Para isso, ele lançou mão de um implante cerebral com uma interface cérebro-computador da empresa.

Mark tem esclerose lateral amiotrófica, condição que reduz os movimentos e, graças à tecnologia, foi capaz de usar o Vision Pro mesmo tendo perdido a capacidade de mexer os membros superiores, apenas com comandos controlados pelo cérebro. Eles substituem os gestos com as mãos, algo importante para pessoas com paralisia.

A usabilidade combina os comandos advindos do implante cerebral com o monitoramento de olhos do Vision Pro para permitir o uso do dispositivo. Com a tecnologia, o homem conseguiu controlar o cursor do visionOS, jogar Paciência, assistir a conteúdos no aplicativo Apple TV e até enviar mensagens.

O implante permite, pois, que pessoas que perderam os movimentos das mãos consigam utilizar o headset, retirando uma possível barreira. A mesma tecnologia da Synchron também é utilizada para controlar o iPhone, o iPad e computadores; os recursos da acessibilidade da Apple foram uma das razões que fizeram a startup focar inicialmente em integrar a interface cérebro-computador aos dispositivos da Maçã.

Ao usar o Vision Pro, Mark disse que queria experimentar o dispositivo há algum tempo e o elogiou, afirmando que ele o transportou para lugares que “você nunca pensou que veria ou experimentaria novamente”. Ele acrescentou: “É realmente impactante e eu posso imaginar que seria para outros na minha posição ou outros que perderam a capacidade de participar da sua vida cotidiana.”

O CEO 1 da Synchron destacou o objetivo da interface de reconectar pessoas com condições especiais ao cenário de tecnologia. Ainda segundo ele, a ideia é ir em direção a um novo padrão de Bluetooth para interações humano-máquina que não exijam toque ou fala, ressaltando também que se trata de uma necessidade não satisfeita de milhões de pessoas com paralisia.

O implante do chamado Synchron BCI é colocado na corrente sanguínea, na superfície do córtex cerebral pela veia jugular, em um procedimento pouco invasivo. O componente identifica e transmite as intenções motoras do cérebro, viabilizando a restauração da capacidade das pessoas, como visto nesse caso.

Seis pacientes já receberam o implante nos EUA e na Austrália, com a empresa buscando autorização para comercializá-lo e expandir seus estudos clínicos.


Apple Vision Pro (miniatura)
Comprar
Apple Vision Pro
de Apple 🇺🇸
Preço: a partir de US$3.499
Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via MacRumors

Notas de rodapé

1    Chief executive officer, ou diretor executivo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.