Meta testa clones de influencers que conversam com os usuários

A Meta, proprietária das plataformas Instagram, WhatsApp e Facebook, iniciou testes para lançar “clones” de influenciadores que interagem com seguidores de forma automatizada. A tecnologia, chamada de Creator AI, cria versões virtuais de personalidades públicas para responder mensagens e, futuramente, simular chamadas de vídeo.

A ferramenta foi lançada em versões de testes nos Estados Unidos em julho. Além disso, ela permite que os clones virtuais respondam mensagens com o estilo do influenciador. A Meta planeja expandir o recurso em 2025.

Foto: Divulgação/Meta

Entretanto, a empresa parece estar se preparando para que ele chegue ainda mais completo. Isso porque ele oferecerá também uma versão para simulação de chamadas de vídeo, uma das atualizações mais avançadas no uso de inteligência artificial da empresa até o momento.

A novidade foi apresentada aos influenciadores como uma extensão de seus perfis no Instagram, voltada a aumentar a interação com o público. Além das respostas automatizadas, a Meta desenvolve uma ferramenta para dublagem automática de áudios nos Reels, visando facilitar a tradução de conteúdos para diferentes idiomas.

De acordo com as informações reveladas até agora, o sistema apresentado pela Meta utiliza a inteligência artificial para simular a voz dos influenciadores e sincronizar os movimentos labiais. Dessa forma, eles acreditam que será possível transmitir mensagens em várias línguas com maior naturalidade.

Leia mais

  • Descoberta de abelhas frustra planos da Meta de data center de IA nuclear
  • Brasil processa Meta, TikTok e Kwai por não terem políticas de proteção a crianças
  • Meta trabalha em mecanismo de busca próprio baseado em IA

Meta já está realizando testes de dublagem

Inicialmente, os testes para dublagem estão em andamento no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que produzem vídeos em espanhol e inglês. A Meta afirmou que, caso a experiência seja bem-sucedida, haverá expansão para novos idiomas e influenciadores.

A Meta desenvolveu o Creator AI para funcionar por meio do AI Studio, sua plataforma de criação de personagens virtuais baseada no Llama. Assim, ele permite a criação de personagens de IA, que não necessariamente representam pessoas reais, e também oferece aos influenciadores uma ferramenta para configurar clones de si mesmos.

Foto: Divulgação/Meta

Os clones virtuais são desenvolvidos a partir do conteúdo que os influenciadores compartilham nas plataformas da Meta, como legendas no Instagram e postagens no Threads. Além disso, eles podem definir quais tópicos suas versões virtuais devem evitar em respostas automáticas, dando maior controle sobre as interações.

A Meta, no entanto, enfrentou críticas devido a erros cometidos pelo Meta AI, sistema de inteligência artificial lançado anteriormente e que está disponível no WhatsApp, Instagram e Messenger. Alguns usuários relataram falhas, como respostas incorretas a cálculos simples e dificuldades na identificação de memes populares.

Para garantir a segurança dos usuários e o uso responsável da ferramenta, a Meta implementou políticas de transparência para que as interações geradas por IA sejam sinalizadas como automatizadas. A empresa ainda avalia formas de aprimorar a tecnologia e minimizar erros, buscando entregar uma experiência segura e eficiente para usuários e influenciadores.

Fonte: G1

Conteúdo Relacionado
Meta AI usa conversas no WhatsApp para treinar robôs; entenda como funciona

Fique de Olho!

Meta AI usa conversas no WhatsApp para treinar robôs; entenda como funciona

Adicionar aos favoritos o Link permanente.