Jaguar TCS Racing é campeã mundial de Fórmula E

A Jaguar TCS Racing foi a equipe vencedora da edição 2024 da Fórmula E, a “Fórmula 1 dos carros elétricos”. Com 368 pontos, a escuderia bateu recorde de pontos em uma mesma edição. Os pilotos da montadora, Mitch Evans e Nick Cassidy, ficaram em segundo e terceiro lugares no campeonato, respectivamente.

Ao longo da temporada foram 4 vitórias da equipe, com um total de 14 pódios, 7 voltas mais rápidas e 4 pole positions. Esse é o primeiro título de construtores da Jaguar desde 1991, quando a fabricante venceu o Worls Sportscar Championship.

“Esse é um momento verdadeiramente histórico para a Jaguar TCS Racing. Esse título pertence a toda a equipe, pilotos, empresas parceiras e fãs em todo o mundo”, destacou James Barclay, Diretor da JLR Motorsport e Chefe de Equipe da Jaguar TCS Racing.

Jaguar TCS Racing
Imagem: TCS Racing/Divulgação

Análise de dados faz a diferença na equipe

No mês de abril, o Mundo Conectado teve a oportunidade de conferir de perto os bastidores da Fórmula E em São Paulo. Na ocasião, conversamos com integrantes da Jaguar TCS Racing e da Tata Consultancy Services (TCS), empresa responsável pela infraestrutura de análise de dados da equipe.

James Barclay, chefe de equipe da Jaguar TCS Racing, exemplificou como a agilidade de dados pode fazer a diferença nas pistas. Segundo ele, em um dado momento foi possível fazer 700 simulações com diferentes acertos de carro em 24 horas, entre um treino na sexta-feira e uma corrida no sábado.

“Nosso desempenho em termos de previsibilidade, o que inclui captura de dados em tempo real e a capacidade de tomar decisões a partir deles, depende da velocidade com que esses dados são transferidos”, explicou.

“A parceria entre a TCS e a Jaguar Racing envolve a união de duas empresas com um propósito, com a crença comum de que o poder do esporte e da tecnologia impulsionarão coletivamente o futuro da mobilidade e da sustentabilidade”, explicou Subhanjan Ghosh, vice-presidente regional da Tata Consultancy Services (TCS) para a América Latina.

Fonte: TCS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.