Paranaense em Paris, Tráfico escravo, Fies e Confiança

Paranaense em Paris
O Paraná enviou 63 pessoas aos Jogos Olímpicos de Paris, entre atletas e técnicos, das quais 35 representantes nas Olimpíadas. Outros 28 atletas vão participar nas Paralimpíadas, que acontecem entre 28 de agosto e 8 de setembro. A primeira a disputar a Olimpíada será a judoca Natasha Ferreira, às 05h. Dois programas estaduais atuam como grandes incentivadores ao esporte: a Geração Olímpica e Paralímpica e o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Eduardo e Paulo
O XV Curitiba, do Alborghetti Neto, apurou que uma reunião no Palácio Iguaçu confirmou o ex-deputado Paulo Martins (PL) na vice da chapa de Eduardo Pimentel (PSD) a prefeito de Curitiba. Após a confirmação da chapa, o governador Ratinho Júnior e Paulo Martins ligaram ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para comunicar oficialmente sobre a aliança. Eduardo Pimentel e Paulo Martins devem se encontrar pessoalmente com Bolsonaro.

Vamos de Eduardo
O Cidadania de Curitiba vai apoiar a pré-candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) à prefeito de Curitiba. “Importante destacar que o partido firmou compromisso já no início deste ano com a construção do projeto liderado pelo atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel”, diz a nota assinada pela presidente Mirella Neves Ferraz. O PSDB, que apoia Beto Richa a prefeito, e que faz parte da federação com o Cidadania, diz que a decisão não tem qualquer efeito prático.

Convenção
A convenção do PSD que vai formalizar a candidatura do vice-prefeito Eduardo Pimentel à prefeitura de Curitiba já tem data marcada: 3 de agosto. O encontro será realizado em Santa Felicidade, no Ópera Concept Hall, às 9h, com a presença do governador Ratinho Junior (PSD) e do prefeito Rafael Greca (PSD).

Tráfico escravo
Uma das constatação do seminário Internacional da tríplice fronteira sobre o tráfico de pessoas aponta que o trabalho escravo ou trabalho análogo à escrivadão é maior do que a exploração sexual de mulheres na América Latina. Na década de 90, uma comissão da Câmara dos Deputados percorreu as cidades paraguaias resgatando meninas brasileiras que eram prostituídas em bordéis. Hoje, o tráfico de pessoas para o trabalho escravo é a principal preocupação das autoridades dos três países. O seminário procura qualificar os profissionais que atuam no combate e prevenção desse crime transnacional, considerado um dos mais lucrativos do mundo, segundo a ONU.

Anulada
O TRE-PR anulou as ações contra o deputado Beto Richa (PSDB) na operação Quadro Negro que investigava desvios de dinheiro público na construção e reformas de escolas estaduais. Como consequência, o tribunal arquivou os processos envolvendo Richa, mas ainda estava pendente de julgamento. Os juízes eleitorais anularam as ações envolvendo a Quadro Negro com base nesta decisão do STF.

PP e PRD
A pré-candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), recebeu o apoio do PRD. A aliança foi firmada num encontro entre a pré-candidata e o vereador Ezequias Barros, presidente do PRD. O PRD surgiu da fusão do PTB com o Patriota e tem dois vereadores em Curitiba: Ezequias Barros e Sidney Toaldo. Ezequias adianta que a legenda possui chapa completa montada com 39 pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara Municipal.

Proibida
A juíza eleitoral Giani Maria Moreschi concedeu liminar impedindo a divulgação da pesquisa do instituto Linear em Curitiba. A divulgação da pesquisa estava marcada para a segunda-feira (29). A liminar foi solicitada pelo PP que apontou vícios no questionário ao excluir de forma aleatória quatro pré-candidatos das pesquisas estimuladas. A pré-candidata Maria Victoria aparecia em apenas um dos cenários levantados. Segundo a magistrada, “está demonstrado pela presença de vícios no registro da pesquisa que comprometem sua legalidade e confiabilidade”.

Cadê nós?
A Unioeste está completando 37 anos. A universidade, criada pelo então governador Álvaro Dias em 1987, é resultado da fusão de quatro faculdades: Fecivel (Cascavel), Facitol (Toledo), Facimar (Marechal Cândido de Rondon) e Facisa (Foz do Iguaçu). Em Foz, a direção e os professores da faculdade se afastaram da comissão de estadualização e os estudantes desconsideram o resultado de uma assembleia tumultuada no Country Club e mantiveram a Facisa no processo. Essa história tem pouco ou nenhum registro. Os estudantes que tomaram frente deste processo foram Arnaldo Camargo de Freitas, Adão Almeida, Clari Garcia de Freitas, Ivanete Schumann e muitos outros.

PSS
A Secretaria Estadual de Educação abriu um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores em todos os núcleos regionais. Os salários chegam a R$ 6.158,04, com jornada de 40 horas semanais. Os interessados podem se cadastrar para vagas na Educação Básica e/ou Educação Profissional. As inscrições se estendem até 22 de agosto. Segundo a Secretaria de Educação, podem ser preenchidas até 30 mil vagas ao longo do período de vigência do processo seletivo.

Mabel em PG
O PSDB oficializou a candidatura de Mabel Canto para a prefeitura de Ponta Grossa. A convenção também oficializou o nome da agropecuarista Sandra Queiroz (PSDB) como candidata a vice-prefeita pela chapa. As definições foram confirmadas em convenção partidária realizada junto ao Cidadania e PP. No total, foram apresentados 20 candidatos a vereadores pela federação PSDB-Cidadania e outros 20 do PP.

Confiança
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio paranaense alcançou 103,9 pontos em julho, registrando elevação de 2,8% na comparação com junho, segundo dados da CNC/Fecomércio-PR. O índice nacional ficou em 107,4 pontos, com redução de 0,7% na variação mensal. O principal fator que contribuiu para o aumento da confiança do empresariado paranaense foram as Condições Atuais do Empresário do Comércio, com 79,8 pontos, e crescimento de 8% sobre o mês anterior. As projeções de investimentos também apresentaram crescimento no estado, com o subindicador Investimentos do Empresário do Comércio marcando 104,6 pontos e com aumento de 3,4% na variação mensal.

Fies
O Ministério da Educação anunciou o cronograma e demais procedimentos relativos à complementação de informações das inscrições para o Fies no segundo semestre de 2024. O prazo para complementar as informações no sistema de inscrição será de 31 de julho a 2 de agosto. O programa financia, de forma escalonada, estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao Fies.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

O post Paranaense em Paris, Tráfico escravo, Fies e Confiança apareceu primeiro em H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.