Astronautas completam 50 dias presos no espaço e não devem voltar tão cedo

De acordo com a NASA e a Boeing, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams não possuem previsão de voltar à Terra. Os dois astronautas norte-americanos estão presos há 50 dias no espaço, após uma série de problemas com a aeronave Starliner

Astronautas da Boeing estão presos na ISS (Estação Espacial Internacional). Segundo informações oficiais, eles estão junto de outros astronautas e o local possui comida suficiente para todo mundo. Porém, a ausência de uma previsão de retorno agrava a situação e aumenta a pressão na NASA e Boeing.

Depois de atrasos no voo, a NASA viajou até o espaço pela primeira vez com foguete da Boeing. Atualmente, a NASA realiza testes para entender as anomalias da aeronave Starliner. O gerente do programa comercial tripulado da NASA, Steve Stich, afirma que a companhia progride de forma positiva. “Estamos fazendo um grande progresso, mas ainda não estamos completamente prontos para fazer isso [trazer os astronautas de volta]”

Astronautas presos no espaço
CRÉDITOS: NASA

Astronautas presos no espaço aguardam por solução

Atualmente, a NASA e Boeing realizam testes em solo dos motores da Starliner e buscam entender os problemas. O objetivo é identificar os erros e realizar os reparos na ISS. Por enquanto, os astronautas presos no espaço aguardam por uma solução. A mídia internacional pressiona as empresas e o problema é um forte golpe nas aspirações espaciais da Boeing.

Do mesmo modo, as baterias da Starliner devem funcionar por cerca de 90 dias, dando um fôlego para a missão de resgate. “Isso nos dá tempo, se precisarmos, até aproximadamente o início de setembro. Vamos trabalhar para realizar uma revisão pela agência assim que estivermos prontos“.

Nós confiamos que os testes que estamos realizando são aqueles que precisamos fazer para obter as respostas corretas e nos fornecer os dados necessários para voltar para a Terra

Butch Wilmore – astronauta

starliner ISS
CRÉDITOS: NASA

Leia Mais:

  • China encontra mineral com vestígios de água na Lua
  • Insuportável: NASA diz que Brasil poderá ter ondas de calor extremo em 50 anos
  • Sonda Parker: objeto mais rápido criado pelo homem chega a 635 mil km/h

Butch Wilmore, um dos astronautas presos no espaço, afirma estar confiante no sucesso da missão de resgate. “Nós confiamos que os testes que estamos realizando são aqueles que precisamos fazer para obter as respostas corretas e nos fornecer os dados necessários para voltar para a Terra“.

Suni Williams complementou a fala do colega e disse que “um bom pressentimento no coração” dá seguranças para o sucesso da missão. A NASA afirma que os astronautas não estão realmente presos. Segundo a Agência Espacial Americana, a ISS possui mantimentos suficientes e garante a segurança dos norte-americanos.

A missão da Starliner marcou a primeira vez que a Boeing foi ao espaço ao lado da NASA. Os atuais problemas com os astronautas vão atrapalhar o financiamento de missões futuras. A expectativa é do retorno seguro dos astronautas, mas enquanto a solução não é encontrada ambos continuam presos na ISS e a missão que duraria apenas uma semana já ultrapassou 50 dias.

Conteúdo Relacionado
James Webb fotografa superplaneta

Gigante Gasoso

Telescópio James Webb fotografa superplaneta que leva séculos para dar uma volta completa

Fonte: O Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.