Saiba como o iOS 18 gerará ícones para o modo escuro automaticamente

iOS 18

Como sabemos, o iOS 18 trará um novo recurso que ajusta automaticamente os ícones dos apps para o modo escuro, uniformizando a experiência visual do sistema sem que os desenvolvedores precisem fazer isso manualmente.

A função, que já está incluída na atual versão beta do sistema, permite que os ícones de todos os aplicativos, tanto da Apple quanto de outros desenvolvedores, mudem de aparência automaticamente quando o modo escuro está ativado no dispositivo.

Posts relacionados

  • iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11 e tvOS 18 entram em fase beta pública
  • Betas 3 revisadas do iOS 18, do iPadOS 18 e do macOS 15 são liberadas

O desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo explicou em um post que o ajuste dos ícones no modo escuro do iOS 18 não usa inteligência artificial, mas sim cálculos matemáticos feitos pelo sistema IconServices, que decide como alterar a cor dos ícones.

Caso você esteja curioso, eu verifiquei a implementação da segmentação de ícones no iOS 18 para entender como eles estão gerando os ícones no modo escuro. Não há aprendizado de máquina ou inteligência artificial envolvidos, é tudo apenas matemática inteligente. O IconServices extrai o primeiro plano do ícone e determina se ele deve ser tingido com a cor de fundo ou deixado como está, com limiares configuráveis para quando os resultados não são aceitáveis, momento em que ele apenas escurece o ícone. Parece que ele utiliza instruções ARM Neon para velocidade.

Usuários da versão beta do iOS 18 notaram dois ajustes principais nos ícones: alguns, como o YouTube, ficam com fundo preto e mudam a cor principal, enquanto ícones mais complexos, como o Instagram, apenas recebem um tom mais escuro.

Como sabemos, a expectativa é que os novos sistemas sejam lançados até setembro/outubro deste ano, após todos os devidos testes.

via 9to5Mac

Adicionar aos favoritos o Link permanente.