Copom eleva Selic em 0,25 p.p. e taxa vai a 10,75% a.a.

Foto: CanvaPro / Montagem: BP Money

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu, nesta quarta-feira (18), elevar a Selic (taxa básica de juros) em 0,25 p.p. (ponto percentual), levando, assim, a taxa ao patamar de 10,75% ao ano.

A decisão foi unânime e fugiu do caminho que o Copom vinha determinando para a Selic. O ciclo de queda da taxa começou em junho de 2023, mas foi interrompido em junho de 2024. Desde então, a taxa vem sendo mantida no nível de 10,50% ao ano.

O aumento não foi uma surpresa para o mercado, visto que o consenso de especialistas já esperava que o Copom seguiria este caminho.

As sinalizações de que a Selic voltaria a um ciclo de alta começaram desde a reunião anterior do Colegiado do BC, no final de junho, e se fortaleceram na ata divulgada no ínicio de agosto.

Um dos pontos que tem se destacado na últimas decisões do Copom é o posicionamento de Gabriel Galípolo, que, segundo o economista Bruno Corano, já indicava que votaria a favor do aumento.

“O próprio [Gabriel] Galípolo deve votar a favor do aumento e isso mostra, de fato, uma visão técnica e não política, o que é muito bom. Caso isso se concretize, o receio que tínhamos do Galípolo se tornar um instrumento de manobra do governo dentro do banco central não de se confirmar”, destacou Corano.

O post Copom eleva Selic em 0,25 p.p. e taxa vai a 10,75% a.a. apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.