Fed corta juros dos EUA em 0,50 p.p., para 4,75% a 5%

Fed Jerome Powell
Federal Reserve / (Fed) Foto: Divulgação

O Fomc (Comitê de Mercado Aberto), do Fed (Federal Reserve), Banco Central dos EUA, anunciou nesta quarta-feira (18) o corte da taxa básica de juros de 0,50 p.p.

A taxa, que estava no intervalo de 5,25% a 5,50% desde julho de 2023, foi reduzida para 4,75% a 5% ao ano. Trata-se do primeiro corte em mais de quatro anos, período em que o banco central norte-americano impôs condições restritivas para conter a inflação.

Havia uma grande expectativa em torno do primeiro corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve em mais de quatro anos. Desse modo, o anúncio do Fed veio como esperado pelo mercado nacional e internacional.

A decisão do Comitê do Fed não foi unânime, uma vez que Michelle Bowman votou pelo corte de 0,25 p.p. Votaram a favor da redução de 0,50 p.p: Jerome Powell; John Williams; Thomas Barkin; Michael Barr; Raphael Bostic; Lisa Cook; Mary Daly; Beth Hammack; Philip Jefferson; Adriana Kugler; e Christopher Waller.

A redução da taxa de juros nos EUA era amplamente esperada no início do ano, porém a resiliência da economia levou à manutenção dos juros entre 5,25% e 5,5% por um período mais prolongado. Diferente do Brasil, nos EUA as taxas de juros são estabelecidas dentro de uma faixa.

O post Fed corta juros dos EUA em 0,50 p.p., para 4,75% a 5% apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.