watchOS 11 chega com novos recursos para saúde, treinos e personalização

A Apple liberou, agora há pouco, o watchOS 11, como era esperado. O sistema traz uma série de novidades que prometem transformar a experiência dos usuários do relógio — o qual, inclusive, completou recentemente dez anos desde o seu anúncio original.

Entre as atualizações estão novos recursos focados em saúde, monitoramento de atividades físicas, mais opções de personalização e integração com o ecossistema da Maçã. Confira abaixo as principais novidades que chegam com o watchOS 11.

Novo app Sinais Vitais (Vitals) e avanços em saúde

Uma das grandes novidades do watchOS 11 é o lançamento do aplicativo Sinais Vitais (Vitals), que proporciona um monitoramento mais detalhado dos sinais vitais do usuário, como batimentos cardíacos, respiração e sono.

O app usa dados históricos e algoritmos baseados em estudos da Apple para oferecer uma análise detalhada da saúde do usuário, enviando alertas se houver desvios consideráveis nas métricas, ajudando a identificar possíveis problemas de saúde.

O sistema agora oferece recursos para monitorar a saúde feminina durante a gestação. O Rastreamento do Ciclo (Cycle Tracking) exibe a idade gestacional e manda notificações sobre mudanças, como aumento nas taxas de batimentos cardíacos.

Além disso, o watchOS 11 simplifica o monitoramento do sono com a introdução do monitoramento automático, eliminando a necessidade de ativar manualmente o Foco de sono. Dessa forma, o processo se torna mais intuitivo e eficiente para os usuários.

Por fim, uma das atualizações mais importantes do novo sistema é a detecção de Apneia do Sono, que utiliza o acelerômetro para reconhecer padrões do distúrbio. Esse recurso estará disponível nos Apple Watches Series 10, Series 9 e Ultra 2.

Training Load e aprimoramentos no app Fitness

Para os fãs de exercícios físicos, o watchOS 11 traz o Training Load, uma ferramenta que analisa a intensidade e a duração dos treinos, além do impacto desses exercícios no corpo ao longo do tempo.

Utilizando dados como batimentos cardíacos, ritmo e elevação, o recurso calcula a Taxa de Esforço (Effort Rating) e ajuda os usuários a ajustar a rotina de exercícios para evitar exaustão ou aumentar a intensidade conforme necessário.

O app Fitness no iPhone também foi atualizado para tornar mais fácil o acesso a insights sobre treinos, com a possibilidade de customizar a aba Resumo (Summary) para mostrar as métricas mais relevantes, como a distância semanal de corrida.

Além disso, o watchOS 11 aprimora o monitoramento de treinos, principalmente em esportes como futebol, hóquei, lacrosse, remo e esqui, usando um posicionamento do GPS 1 mais preciso para dar resultados melhores nas rotas e na análise de desempenho.

Personalização e widgets aprimorados

O mostrador de Fotos agora integra imagem e hora de forma mais fluida, usando machine learning (aprendizado de máquina, ou ML) para sugerir fotos baseadas em expressões faciais e composição. Também é possível escolher um fundo monocromático e alterar a fonte da hora.

O Conjunto Inteligente (Smart Stack), lançado no ano passado, recebeu um upgrade. Agora ele é capaz de adicionar automaticamente novos widgets baseados no contexto e momento do dia, como um widget de previsão de chuva ou até um tradutor.

Por falar nele, o app Traduzir (Translate) também chegou ao novo sistema, sendo capaz de traduzir palavras ou frases diretamente no relógio. Assim como ele, a Apple também anunciou a chegada de outro app, o Marés (Tides).

Outro destaque fica por conta do suporte às Atividades ao Vivo (Live Activities), que permite visualizar informações em tempo real de eventos como chegada de um Uber ou atualizações do recurso Chegou Bem? (Check In) no app Mensagens.

Suporte estendido ao Toque Duplo e novas interações

O recurso de Toque Duplo (Double Tap), dos Apple Watches Series 9 e Ultra 2, agora está disponível para todos os apps nativos e de terceiros. Com o lançamento da API 2, em junho passado, desenvolvedores agora podem implementar a função em seus aplicativos.

Outra adição importante é o Tap to Cash, que chega ao watchOS 11 e permite transferências rápidas com o Apple Cash (indisponível no Brasil) apenas aproximando o Apple Watch do iPhone ou de outro relógio.

Compatibilidade e disponibilidade

Com o lançamento do watchOS 11, os modelos Apple Watch Series 4, Series 5 e SE de primeira geração ficaram de fora da atualização. Os modelos suportados incluem:

  • Apple Watch Series 10
  • Apple Watch Ultra 2
  • Apple Watch Ultra
  • Apple Watch Series 9
  • Apple Watch Series 8
  • Apple Watch Series 7
  • Apple Watch Series 6
  • Apple Watch SE (2ª geração)

Apesar de estarem na lista de compatibilidade, alguns modelos podem não receber todos os novos recursos devido a limitações de hardware.

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Ultra-2,10499.00]]

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-10-42-mm,5499.00
https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-10-46-mm,5899.00]]

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-40mm-2-geracao,3299.00
https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Smartwatch-Apple-Watch-SE-44mm-2-geracao,3699.00]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

1    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.
2    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.