Países que nevam: 10 lugares para você visitar

Quem não sonha em ver a neve? Seja pela primeira vez ou não, é praticamente impossível não se sentir criança de novo em meio à imensidão branca que alguns lugares nos proporcionam em seus meses mais gelados.

No entanto, para garantir uma experiência ainda mais memorável, é preciso escolher um destino que esteja alinhado às suas expectativas, embarcar na melhor época e contar com o suporte de uma equipe especializada. Quer saber mais?

Confira a nossa lista de 10 lugares com muita neve!

1. Valle Nevado – Chile

O Valle Nevado é um dos destinos com neve mais visitados pelos brasileiros – tanto pela proximidade com o nosso país quanto por sua excelente infraestrutura de hospedagem e esportes como esqui e snowboard.  

Valle Nevado no Chile, um dos lugares onde mais neva

Além disso, o Valle Nevado está localizado muito próximo à cidade de Santiago, a capital chilena. Então é possível unir em uma mesma viagem atividades de aventura, passeios em vinícolas, museus, livrarias, parques, restaurantes e centros comerciais. 

A temporada de neve costuma acontecer entre os meses de junho e outubro, porém as datas de abertura e encerramento podem variar em decorrência das condições meteorológicas. É importante ter isso em mente na hora de programar a sua viagem.

2. Bariloche – Argentina

Famosa pelas estações de esqui, a charmosa cidade de Bariloche é outro destino muito procurado pelos brasileiros que querem ver a neve. Mas, afinal, qual o melhor mês para viajar para lá? Essa é uma dúvida muito recorrente.

Bariloche na Argentina, um dos lugares onde mais neva

Primeiramente, vale destacar que a cidade é atrativa o ano todo, tanto nos meses de verão quanto nos meses de inverno; porém, com cenários bem diferentes. Para curtir o frio e a neve de Bariloche, você deve programar a sua viagem entre os meses de junho e setembro, mais especificamente entre julho e agosto, que correspondem à alta temporada.

Embora seja possível e até relativamente comum ver neve na própria cidade, principalmente nas proximidades do Circuito Chico, é na montanha que ela se acumula. Alguns dos principais locais de Bariloche para ver uma paisagem toda branquinha são Cerro Catedral e Cerro Otto.

3. Tromsø – Noruega

Tromsø, na Noruega, é um dos lugares mais incríveis do mundo para ver a neve e aproveitar diferentes experiências como esqui cross-country, pescaria, safári de snowmobile e observação de baleias.  

Aurora boreal na Noruega

Se não bastassem as belíssimas paisagens branquinhas de neve e as atividades de aventura que o destino proporciona, o inverno norueguês ainda presenteia seus moradores e turistas com a aurora boreal.  

Aliás, Tromsø é conhecida como a capital do fenômeno. Embora não seja uma experiência garantida por se tratar de um fenômeno da natureza, as luzes na Noruega dificilmente decepcionam. Entre os meses de outubro e março, lá estão elas, dançando no céu. 

4. Chamonix – França

No coração dos Alpes Franceses e aos pés do Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia com seus imponentes 4807 metros, está Chamonix, uma cidade cosmopolita que tem como foco o turismo de montanha. 

Chamonix na França, um dos lugares onde mais neva

O destino recebe mais turistas durante os meses de inverno, entre dezembro e metade de abril, quando os cenários estão repletos de neve. As estações de esqui mais procuradas são Brévent e Flégère, que ficam bem próximas à cidade.

Vale dizer que, embora o destino seja muito apreciado em seus meses mais frios, para fazer o Tour du Mont Blanc, trekking referência no mundo da montanha, a época mais apropriada é o verão, quando a neve se concentra em apenas alguns picos. 

5. Vancouver – Canadá

Ao contrário do restante do país, a cidade de Vancouver não conta com invernos muito rigorosos. Essa característica faz do destino uma boa alternativa para o público que deseja ver a neve sem enfrentar drásticas temperaturas.

Vancouver no Canadá, um dos lugares onde mais neva

O inverno em Vancouver oferece diversas atividades, tanto para adultos quanto para jovens e crianças. Quem já tem prática no esqui e no snowboard irá encontrar na Cypress Mountain as pistas perfeitas. Já quem está começando terá uma melhor experiência na Grouse Mountain.

Oficialmente, o inverno no Canadá tem seu início marcado em 21 de dezembro e seu fim em 20 de março. Porém, a partir do mês de outubro, as temperaturas já começam a cair, e a neve pode se estender até meados de abril. 

6. Reykjavik – Islândia

A Islândia oferece paisagens belíssimas o ano inteiro, porém quem deseja visitar o país especialmente para ver a neve deve marcar a viagem entre novembro e março, época em que os cenários ficam todos bem branquinhos. 

Islândia no inverno

É durante esses meses mais frios, também, que a aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais surpreendentes do mundo, aparece. Ou seja, ao viajar para a Islândia no inverno você certamente terá uma experiência memorável. 

Vale dizer que as condições climáticas na Islândia são tão instáveis que existe até um ditado popular entre seus habitantes: “se você não está gostando do clima, espere 15 minutos”. Então prepare-se para ver o clima variando bastante ao longo do dia.

7. Innsbruck – Áustria

Localizada em meio aos alpes austríacos, como o Nordkette, o Patscherkofel e o Nock Spitze, a cidade de Innsbruck é um destino perfeito para a prática de esportes de montanha. No inverno, esqui; no verão, montanhismo.

Innsbruck na Áustria, um dos lugares que mais neva

O inverno é marcado por temperaturas abaixo de zero, variando entre -5 °C e -3 °C, e muita neve, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março. Em relação a outras cidades da Europa, Innsbruck é considerado um destino bastante frio. 

Quem quer visitar a Áustria para ver a neve, mais especificamente Innsbruck, irá se encantar também com o clima festivo e alegre da cidade. Atrações não faltam, tanto culturais e gastronômicas, quanto de aventura e natureza.

8. Cortina d’Ampezzo – Itália

Localizada nos Alpes italianos, Cortina d’Ampezzo, conhecida como a “Rainha das Dolomitas”, é um dos destinos europeus mais encantadores, tanto durante os meses de verão quanto de inverno.

Cortina d'Ampezzo, na Itália
Com suas pistas de esqui que atendem desde iniciantes até os mais experientes, Cortina, em seus meses mais frios (de dezembro a fevereiro), oferece uma experiência memorável de neve. Além do esqui, os visitantes podem desfrutar de atividades como snowboard, caminhadas com raquetes de neve e escalada no gelo.

A cidade, com sua atmosfera acolhedora e sofisticada, também proporciona uma rica oferta de gastronomia e hospedagem de alto padrão, tornando-se, portanto, um excelente destino para quem busca aventura e conforto em meio às belas paisagens da Itália.

9. Região de Hokkaido – Japão

No Japão, a região de Hokkaido (a ilha mais ao norte do país) é particularmente conhecida por suas abundantes nevascas durante o inverno, que ocorre de dezembro a fevereiro.

Região de Hokkaido, no Japão

Sapporo, a capital de Hokkaido, é palco do famoso Festival de Neve, um evento anual que atrai turistas para admirar as impressionantes esculturas de neve e gelo que tomam conta da rua principal. Sapporo também oferece uma vibrante cena gastronômica, com destaque para seu ramen e frutos do mar frescos.

Próximo a Sapporo, encontra-se Niseko, outro destino popular no inverno, principalmente procurado por suas excelentes condições para esqui e snowboard.

10. Zurique – Suíça

Zurique, a maior cidade da Suíça, é outro destino fascinante para ver neve. Situada às margens do Lago de Zurique e cercada por montanhas, a cidade oferece uma mistura perfeita de beleza natural e charme urbano.

Zurique, na Suíça

No inverno, que se estende de dezembro a fevereiro, os visitantes podem curtir diversas atividades, como patinação no gelo, passeios de trenó e visitas aos tradicionais mercados, onde é possível provar muitas delícias suíças e comprar artesanatos locais.

Além disso, Zurique serve como um excelente ponto de partida para explorar as famosas estações de esqui dos Alpes suíços, com fácil acesso a algumas das melhores pistas de esqui do mundo.


Ficou com vontade de conhecer algum desses destinos?

Fale com a Adventure Club!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.