
Desde que os iPhones 16/16 Plus e 16 Pro/16 Pro Max foram apresentados, muito se tem falado sobre o novo botão posicionado bem abaixo do botão lateral, batizado de Controle da Câmera (Camera Control) — recurso que, inclusive, muitos rumores já adiantavam.
Segundo a Maçã, ele foi projetado para aprimorar os recursos da câmera dos iPhones, com uma variedade de gestos sensíveis ao toque e à pressão, além de trazer uma experiência mais intuitiva para capturar fotos e vídeos de forma rápida.
Foi preciso, contudo, muita engenharia, dado que o Controle da Câmera é equipado com uma combinação de sensores capacitivos. Assim, eles permitem que o botão responda a diferentes níveis de força e toques.
Estão entre principais ações:
- Clique único: Abre a Câmera ou um aplicativo de terceiros compatível.
- Clique único dentro da Câmera: Tira uma foto.
- Clique e segure: Abre a Câmera e inicia uma gravação de vídeo.
- Toque leve: Exibe controles, como o zoom, ou bloqueia o foco e a exposição (recurso que estará disponível ainda este ano).
- Toque duplo leve: Abre um menu de visualização da câmera, permitindo ajustar configurações como exposição ou profundidade de campo.
- Gestos de deslizar: Permitem ajustes de zoom, exposição e outros parâmetros diretamente pelo botão.

O botão também se integra ao Taptic Engine do iPhone e dá um feedback tátil similar ao obturador de uma câmera tradicional. Além disso, ele possui um design diferente dos outros, sendo revestido com cristal de safira e bordas de aço inoxidável.
Como anunciado, a Apple planeja expandir os recursos do Controle da Câmera. Por isso, ela apresentou o Visual Intelligence (ou Inteligência Visual, em tradução livre), recurso que deverá ser lançado ainda este ano.
Com ele, os usuários poderão apontar a câmera dos iPhones para objetos e obter informações contextuais, como horários e avaliações ao mirar para a fachada de restaurantes ou até adicionar datas de panfletos ao Calendário.
Posts relacionados
- iPhones 16 e 16 Pro chegarão mais caros ao Brasil; iPhones 15 e 14 caem de preço
- Chips A18 e A18 Pro são anunciados com foco em jogos e tarefas de IA
- Apple Intelligence não ganhará suporte ao português tão cedo
Ainda de acordo com a Maçã, o recurso também suportará reconhecimento de objetos e ações, como identificar plantas ou buscar produtos online usando ferramentas de terceiros, como o Google Lens ou o ChatGPT.
Desenvolvedores poderão integrar o Controle da Câmera em seus aplicativos, permitindo ajustes personalizados, como o zoom e a exposição, em redes sociais e outras plataformas, ampliando a utilidade para além dos apps da Apple.
O botão, como sabemos, estará disponível em todos os iPhones 16 e também permitirá ajustar suas configurações, como a sensibilidade ao toque e a velocidade do toque duplo, a fim de personalizar a experiência de uso.
via MacRumors