Chips A18 e A18 Pro são anunciados com foco em jogos e tarefas de IA

A Apple apresentou hoje, junto aos iPhones 16, os novos SoCs 1 que equipam os seus novos smartphones. Como esperado, enquanto os iPhones 16 e 16 Plus ganharam o processador A18, os iPhones 16 Pro e 16 Pro Max contam com um chip A18 Pro em suas entranhas, mais rápido e eficiente.

Com um grande foco em inteligência artificial, os novos chips contam com um Neural Engine de 16 núcleos, o qual está mais rápido e eficiente que nas gerações anteriores para impulsionar ações da Apple Intelligence no dispositivo. No A18 base, por exemplo, o mecanismo consegue executar modelos de machine learning (ML) até 2 vezes mais rápido que no chip A16 Bionic.

Posts relacionados

  • iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11, tvOS 18 e visionOS 2 chegarão em 16/9
  • Pré-venda dos iPhones 16 e 16 Pro começará em 24/9 no Brasil; confira os preços
  • Apple descontinua iPhones 13, 15 Pro e 15 Pro Max

Especialmente quando falamos em jogos, os dois chips trabalharão em conjunto ao Modo de Jogo (Game Mode), recurso que será lançado no iOS 18 e possibilitará aos aparelhos apresentar taxas de quadro mais consistentes e tornar acessórios (como AirPods e controladores de jogos) mais responsivos.

Vamos aprender mais um pouco sobre os dois processadores?

A18

Construído num processo de 3 nanômetros de segunda geração, o chip mais básico para os iPhones deste ano conta com uma CPU 2 de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência), a qual, segundo a Apple, é 30% mais rápida que a da geração anterior e até 60% se a compararmos com o A14 Bionic (chip que equipou os iPhones 12).

Em termos de eficiência energética, o A18 também se sai melhor que o seu antecessor. De acordo com a Maçã, o chip consegue executar uma mesma tarefa usando 30% menos energia do aparelho se comparamos ao A16 Bionic — o que é algo importante em termos de preservação e autonomia da bateria.

A GPU 3 de 5 núcleos, por sua vez, é até 40% mais rápida e 25% mais eficiente que a do chip presente nos iPhones 15, contando com coisas antes presentes apenas nos modelos Pro, como suporte a jogos AAA e traçado de raios acelerado por hardware — o qual proporciona mais precisão no comportamento da luz e taxas de quadro até 5x maiores que no rastreamento baseado em software.

A18 Pro

Também contando com uma CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência), o novo chip é capaz de executar o mesmo trabalho gastando 20% a menos de energia e sendo 15% mais rápido que o da geração anterior — facilitando a vida de quem realiza tarefas mais pesadas no smartphone.

O A18 Pro entrega 17% mais largura de banda que o A17 Pro e conta com aceleradores de machine learning (ML) de última geração para economizar energia ao lidar com cálculos de alta eficiência, alto rendimento e baixa latência da CPU — isso, quando for possível não envolver o Neural Engine nesse trabalho.

Segundo a Apple, o aumento na largura de banda também beneficia a GPU, que tem um núcleo a mais que no chip base. Ela agora é até 20% mais rápida que no chip da geração anterior e proporciona resultados impressionantes para jogos — como um traçado de raios acelerado por hardware até duas vezes mais rápido.


Equipados com os novos chips, os iPhones 16 poderão ser encomendados nos Estados Unidos e em Portugal a partir da próxima sexta-feira (13/9), com disponibilidade marcada para 20 de setembro. No Brasil, a pré-venda está prevista para começar no dia 24/9.


Apoio: Shokan Premium

A Shokan Premium é uma marca diferenciada quando o assunto são acessórios para produtos da Apple. Com design minimalista e fatores de proteção extremos, os produtos da Shokan foram pensados e desenvolvidos para superar todos os desafios do dia a dia. Além da linha completa de cases para o seu iPhone, a Shokan conta com películas que dão garantia de tela original Apple. Estão aí a confiança e a credibilidade que você precisava para usar o seu aparelho com tranquilidade!

Notas de rodapé

1    Systems on a chip, ou sistemas em um chip.
2    Central processing unit, ou unidade de processamento central.
3    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.